Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Racismo

Mensagens racistas nas escolas são um “nojo”

30 out, 2020 - 21:52 • Manuela Pires

O secretário de Estado da Educação, João Costa, considerou que estas mensagens são “fruto da ignorância” e que quem fez as pinturas “pode sempre voltar à escola, porque há sempre uma esperança”.

A+ / A-

As mensagens racistas que surgiram na manhã desta sexta-feira em três escolas secundárias de Lisboa e Loures, bem como em algumas universidades, são obra de “uns tristes que resolveram pichar escolas com frases racistas e xenófobas”, considerou esta noite o ministro da Educação.

Já na reta final da comissão parlamentar para debater o Orçamento do Estado para 2021, Tiago Brandão Rodrigues quis condenar estes atos e, ao mesmo tempo, elogiar os alunos que responderam de imediato.

“Foi de coração cheio que vi os alunos daquelas escolas responderem de forma imediata, com rejeição imediata, a este insulto à sua condição de cidadãos, todos eles da República Portuguesa ou migrantes que vivem cá, e todos eles repudiaram automaticamente aquilo que estava a acontecer. São eles, também, dentro e fora da escola, que nos dão a melhor lição”, disse Tiago Brandão Rodrigues.

Pelo menos duas universidades, o ISCTE e a Universidade Católica em Lisboa, e três escolas secundárias foram vandalizadas com frases racistas, entre as quais “Fora com os pretos” e “Viva a raça branca”.

O secretário de Estado da Educação também repudiou, no Parlamento, estas mensagens racistas que considera serem um “ato de cobardia e de fraqueza que a mim só me mete nojo”.

João Costa diz que esta atitude contrasta com a "vitalidade e a resposta imediata dos jovens”, saudando os alunos da escola secundária Eça de Queiroz, em Lisboa, que recusaram entrar na escola antes de pintar o muro.

O secretário de Estado da Educação concluiu ainda que ficou feliz “porque o racismo está do lado de fora da escola. Não entra, o racismo não pode entrar na escola”.

João Costa lembrou, depois, a importância da disciplina de Cidadania, “ o facto de trabalharmos a educação para a interculturalidade e o respeito pela diferença tem permitido trabalhar ativamente para que os jovens continuem a dar este testemunho de rejeição do racismo”, e voltou a falar do assunto quando abordava a educação para adultos, dizendo que estas mensagens são fruto da ignorância e que “estes que fizeram as pinturas podem sempre voltar à escola, porque há sempre uma esperança”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    31 out, 2020 Funchal 11:28
    Concordo a 100%, o valor do ser humano está na diversidade e quando temos valores morais somos todos bonitos. Eu não entendo os racistas.

Destaques V+