Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Rui Rio alerta para “situação grave” e coloca PSD “sempre do lado da solução”

30 out, 2020 - 12:35 • Lusa

Líder do PSD diz que o partido não passará “uma carta branca ao Governo”, mas não irá obstaculizar o que for necessário para o país.

A+ / A-

O presidente do PSD, Rui Rio, alertou esta sexta-feira para uma “situação ainda mais grave” na pandemia do que em março e assegurou que o PSD “estará sempre do lado da solução”, caso seja decretado novo estado de emergência.

No final de uma audiência com o primeiro-ministro, em que esteve acompanhado pelo vice-presidente do PSD Salvador Malheiro e do deputado e médico Ricardo Baptista Leite, Rio disse que a medida “mais em cima da mesa” do lado do Governo é a monitorização da situação por concelhos, com respostas específicas adequadas à gravidade.

“Irá o Governo avaliar amanhã [sábado] aquilo que quer fazer e se para o que quer fazer necessita desse quadro legal, mas o estado de emergência, infelizmente, não pode ser da mesma forma que em março e abril”, afirmou Rio, dizendo que tal seria desejável pelo lado saúde, mas impossível pela economia.

Questionado se o PSD apoiará uma eventual proposta de estado de emergência, que tem de ser votado no parlamento, Rio respondeu que o partido não passará “uma carta branca ao Governo”, mas não irá obstaculizar o que for necessário para o país.

“Estaremos sempre do lado da solução, nunca a obstaculizar, nunca a tirar partido da situação, isso nunca acontecerá”, assegurou.

O líder do PSD comprometeu-se ainda a formalizar, nos próximos dias, sugestões que fez hoje ao Governo, que não detalhou, mas disse não serem ao nível ‘macro’, mas num patamar intermédio.

“Esta medida que é mais evidente que está em cima da mesa, ir monitorizando concelho a concelho e ir avaliando as medidas necessárias, parece-nos inteligente e equilibrada”, disse.

Rui Rio foi o primeiro líder partidário a ser recebido em São Bento, num dia em que António Costa ouve todos os nove os partidos com representação parlamentar para procurar um consenso para a adoção de medidas imediatas de combate à pandemia de covid-19, que tem registado um continuado aumento em Portugal.

As medidas a tomar pelo Governo serão depois anunciadas por António Costa, no sábado, no final de uma reunião do Conselho de Ministros extraordinária.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Gaspar
    30 out, 2020 Leiria 18:39
    Os políticos sejam eles de que partido for, as Ordens profissionais e sindicatos da Saúde assim como os vários especialistas na situação em que o País se encontra por causa desta Epidemia devia era unir-se todos incluindo o de apoio ao governo e encontrarem a melhor solução dentro do possível, a Saúde está primeiro que as guerras partidárias.

Destaques V+