Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Vinte mil casos/dia e sobrecarga do SNS já a 18 de novembro. As projeções com que o Governo está a trabalhar

30 out, 2020 - 19:27 • Fábio Monteiro

Estudo da Universidade de Washington é mais pessimista que o Governo. Até ao final de 2020, Portugal poderá contabilizar mais de oito mil óbitos devido à Covid-19, aponta.

A+ / A-

Veja também:


O prognóstico e os números são dramáticos e, por isso, o Governo está alarmado. O executivo de António Costa e as autoridades de saúde estão a trabalhar e preparar medidas de combate à pandemia tendo por base o cenário de que, chegados a dezembro, o número de casos diários possa disparar para cerca de 15 mil.

O número de novos infetados das previsões com que o Governo está a trabalhar é, como apurou a Renascença, semelhante às projeções do Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde da Universidade de Washington, divulgadas em setembro.

Ora, na realidade, o estudo é mais pessimista que o Governo. Para o início de dezembro, as projeções chegam mesmo às 20 mil infeções diárias, valor que seria gradualmente reduzido até atingir os oito mil novos casos por dia no final do ano.

O mesmo estudo da Universidade de Washington traça, em todo o caso, um cenário ligeiramente otimista. Caso o uso de máscara fosse adotado por 95% da população portuguesa (o que se tornou obrigatório ainda esta semana), o pico de infeção seria atingido mais tarde, a 26 de dezembro, com cerca de 17 mil novos casos, em 24 horas.

Outros detalhes do conjunto de projeções: até ao final de 2020, Portugal poderá contabilizar mais de oito mil óbitos devido à Covid-19. Neste momento, esse número está nos 2.468.

O estudo coloca também a eventualidade de uma sobrecarga das unidades de cuidados intensivos do SNS a partir de 18 de novembro, com um intervalo de confiança que atrasa esse cenário até 6 de dezembro, na melhor das hipóteses. Ou seja, o modelo prevê que até ao final do ano o número de camas em unidades de cuidados intensivos seja superado pela necessidade de internamentos nestes serviços.

No sábado, o Governo irá reunir-se num Conselho de Ministros extraordinário. São esperadas várias novas medidas para controlar a pandemia. A possibilidade de um novo confinamento durante as duas primeiras semanas de dezembro, de acordo com informações recolhidas pela Renascença, está em cima da mesa.

Portugal regista esta sexta-feira um novo máximo de casos e de mortes por Covid-19, avança a Direção-Geral da Saúde. Nas últimas 24 horas, morreram 40 pessoas e há mais 4.656 infetados com o novo coronavírus.

Desde a chegada da Covid-19 ao país, há um total de 2.468 mortes e 137.272 casos.

O número de doentes internados em unidades de cuidados intensivos (UCI) também atinge um novo recorde desde o início da pandemia. Há agora 275 pessoas em UCI, mais seis em comparação com o balanço de ontem. As camas de cuidados intensivos estão com 81% de ocupação, nesta altura.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    30 out, 2020 évora 23:24
    Este Governo fica marcado pelas mortes de inocentes cremados nos incêndios e por mais de metade dos idosos em lares , serão objeto de cremação premeditada autorizada por este Governo , melhor só visto em campos de concentração nazis . É bom para as finanças deixarem de pagar milhares de reformas e cuidados médicos a idosos , ó se é . Confinamento localizado diz o Governo e os lares não tem já idosos confinados e mesmo assim os mandam para a morgue para cremação , uma vergonha .

Destaques V+