Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Professores "desenrolam" queixas em frente do parlamento e pedem saída do ministro

29 out, 2020 - 23:01 • Lusa

Mário Nogueira acusa o ministro de ter dito aos sindicatos que estão a ir por um “beco sem saída” se continuarem a insistir em temas como a recuperação dos tempos de serviço.

A+ / A-

Dirigentes da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) colocaram esta quinta-feira grandes faixas com reivindicações junto da Assembleia da República e criticaram o ministro da Educação, que tem que “ir embora”.

“Quem não sabe ter uma atitude democrática só tem um caminho, é sair, ir embora, dar lugar a quem saiba fazer melhor, coisa que este ministro já provou não ser capaz”, disse o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, ao dirigir-se aos dirigentes, delegados e ativistas da organização sindical.

Aos jornalistas o responsável explicou depois porque defendeu a saída do ministro Tiago Brandão Rodrigues, afirmando que o governante tem falta de “capacidade de diálogo e de negociação”.

“O que se espera de qualquer governante é que seja capaz de ouvir, tenha condições e capacidade para negociar o que é negociável. Por exemplo, as questões de segurança e saúde no trabalho são matéria de negociação obrigatória. E relativamente àquelas que são hoje as insuficientes condições nas escolas nada foi discutido com as organizações sindicais, e nada foi negociado também relativamente as questões orçamentais, nomeadamente quais é que deviam ou não ser contempladas” no Orçamento do Estado, lamentou.

Ao contrário, disse, o ministro da Educação teve uma única reunião com as organizações sindicais para lhes dizer que se continuassem a insistir em temas como a recomposição da carreira, recuperação do tempo de serviço, combate à precariedade ou aposentação “estavam a ir para becos sem saída”.

No discurso que fez, mas depois também aos jornalistas referiu declarações que Tiago Brandão Rodrigues subscreveu em reuniões internacionais, de apelos ao diálogo social ou de reforço do investimento na educação, que deve valer quatro a seis por cento do Produto Interno Bruto e no mínimo 15 a 20% da despesa pública, e que o mesmo Tiago Brandão Rodrigues é responsável por um Orçamento para a educação de 3,2% de financiamento público.

“Ou o ministro é capaz de dar respostas aos problemas da educação ou deve dar lugar a quem seja capaz de o fazer”, afirmou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Professor ludibriado
    30 out, 2020 5 de out 09:44
    Os sindicatos do regime - daqui excluo o S.T.O.P. - estavam a dormir na forma, enquanto os sucessivos governos aprovavam legislação restritiva da margem de manobra. À conta disso, Hoje, nem a greve aos exames e avaliações é já eficaz. E para marchinhas pela avenida ou greves de 1 dia encostadas ao fim-de-semana, que é um dia de salário oferecido ao governo e que o sindicato não paga, só para os dirigentes sindicais aparecerem na TV a fingir que lutam por nós, não obrigado. Dissolvam os sindicatos atuais e filiem-se todos no S.T.O.P. Esses, pelo menos lutam. E até contra os sindicatos do regime, se necessário

Destaques V+