Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fadista Gisela João no novo álbum dos norte-americanos Calexico

28 out, 2020 - 22:05 • Lusa

Gisela João empresta a sua voz ao tema "Tanta tristeza". O álbum "Seasonal Shift" é apresentado pela banda como uma "celebração intercultural".

A+ / A-

O grupo norte-americano Calexico edita em dezembro o álbum "Seasonal Shift", que conta com vários músicos convidados, entre os quais a cantora portuguesa Gisela João, revelou a editora Anti Records.

Mais do que um disco de natal, "Seasonal Shift", a editar a 4 de dezembro, é apresentado pela banda como uma "celebração intercultural", com canções dentro do espírito de celebração e também de reflexão sobre a chegada do final do ano, de balanço sobre o que aconteceu de bom e de mau.

Entre os convidados deste álbum dos Calexico contam-se Gisela João, no tema "Tanta tristeza", e ainda o guitarrista tuaregue Bombino, a cantora guatemalteca Gaby Moreno, o mexicano Camilo Lara e o norte-americano Nick Urata, fundador dos DeVotchKa.

Do alinhamento fazem parte várias versões, entre as quais "Happy Xmas (War is over)", de John Lennon e Yoko Ono, "Christmas all over again", de Tom Petty & The Heartbreakers, e originais, como "Hear the bells", o primeiro tema a ser hoje divulgado.

Os Calexico, de quem é conhecida publicamente a admiração pelo fado, surgiram em 1990, em Tucson, no sul dos Estados Unidos, pela mão dos músicos Joeys Burns e John Convertino.

Com uma sonoridade marcada pelo indie rock, mas também pela tradição da música country e mexicana, dada a proximidade geográfica e cultural com o México, os Calexico editaram uma dezena de álbuns, entre os quais "Spoke", "Feast of wire" e "Years to burn", este em parceria com o músico Iron & Wine, e apresentado ao vivo em Portugal em 2019.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+