Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

SAD do FC Porto anuncia 116 milhões de euros de prejuízo

28 out, 2020 - 18:08 • Sílvio Vieira com Redação

SAD justifica resultado negativo recorde com ausência da Liga dos Campeões, pandemia da Covid-19 e adiamento do mercado de transferências para datas não contempladas no relatório.

A+ / A-

O FC Porto anunciou, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, um prejuízo recorde de 116,160 milhões de euros.

A SAD do clube portista justifica "o resultado líquido fortemente negativo" com os "impactos financeiros provocados pela pandemia da Covid-19", assim como a "não participação do FC Porto na Liga dos Campeões e inevitável redução das receitas obtidas com a participação nas competições europeias".

No comunicado, o Porto explica que optou por não vender qualquer jogador após a eliminação da Liga dos Campeões: "Foi assumido o risco de não desbaratar uma equipa que tinha sido preparada para disputar todas as competições, apostando no sucesso desportivo - o que resultou nas conquistas do campeonato e da Taça de Portugal - e prevendo efetuar antes do final do exercício, como é habitual, um montante em transferências que compensasse este impacto negativo".

O FC Porto explica ainda que o adiamento do fim das competições e correspondente adiamento do mercado de transferências implica que as vendas ainda não estejam contempladas no relatório.

O clube vendeu Fábio Silva, Alex Telles, Zé Luís, Tiquinho Soares, Danilo Pereira e Yordan Osório por uma verba a rondar os 75 milhões de euros, valor que não está contemplado no relatório.

"Adiamento do mercado de transferência para período após o encerramento das competições desportivas relativas à época 2019/2020, na sequência da interrupção e retoma tardia das competições motivada pela pandemia, o que impediu a transferência de direitos desportivos de jogadores até 30 de junho e o registo das respetivas mais valias", pode ler-se.

A redução das receitas de bilheteira, de merchandising, visitas ao museu devido à proibição de presença de adeptos no Estádio do Dragão também são destacadas pelos dragões. Porto contabiliza prejuízo de cerca de 15 milhões de euros devido à pandemia da Covid-19.

FC Porto conta deixar de estar sob alçada da UEFA

Fernando Gomes, diretor financeiro da SAD do FC Porto, prevê que os dragões façam recorde de lucros na próxima temporada, pois estarão incluídas vendas deste verão e do próximo.

Os dragões contam deixar de estar sob alçada do "fair-play financeiro" no próximo verão, e Pinto da Costa confirma que as restrições financeiras não limitaram o investimento da presente temporadas.

O impacto direto da pandemia previsto para toda a temporada está avaliado em 29 milhões de euros e não existe previsão de suspensão do campeonato.

O FC Porto prevê que a lotação do estádio suba para 30% até ao final da temporada.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim
    29 out, 2020 aqui 09:37
    O FC. Porto tem uma equipa de galáticos (tem mais que obrigação de ser campeão), como é que não havia de dar prejuízo! O mais engraçado é ter anunciado o prejuízo record no dia das eleições do Benfica, porque sabia que o foco estava virado para as eleições do Benfica, assim passa meio despercebido na comunicação social!

Destaques V+