Tempo
|
A+ / A-

​Turistas podem circular entre concelhos apesar das restrições? Podem

28 out, 2020 - 21:32 • Liliana Monteiro

Os turistas só podem deslocar-se entre concelhos para chegar aos locais de permanência comprovada, estando depois impedidos de circular para outros concelhos com outras finalidades, refere a Secretaria de Estado do Turismo.

A+ / A-

Veja também:


Os turistas estão incluídos nas exceções e vão poder circular entre concelhos durante o próximo fim de semana, em que foram decretadas restrições.

A questão foi levantada pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP). Podem os turistas circular entre concelhos apesar das restrições no período entre as 00h00 de 30 de outubro e as 06h00 de 3 de novembro?

O gabinete da secretária de Estado do Turismo já esclareceu. “De facto, a alínea l) do nº 16 determina que a limitação de circulação entre diferentes concelhos do território continental não se aplica às deslocações de cidadãos não residentes em território nacional continental para locais de permanência comprovada”.

Onde se lê “cidadãos não residentes em território nacional continental” incluem-se os turistas estrangeiros, bem como os cidadãos nacionais residentes nas regiões autónomas e fora de Portugal, acrescenta.

A Secretaria de Estado do Turismo sublinha que a expressão “locais de permanência comprovada” abrange empreendimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local.

Os turistas só podem deslocar-se entre concelhos para chegar aos locais de permanência comprovada, estando depois impedidos de circular para outros concelhos com outras finalidades, esclareceu a tutela à agência Lusa na sequência do comunicado da AHRESP.


Portugueses podem sair do concelho para permanecer em hotéis?

A associação hoteleira entende que a proibição de circulação entre concelhos não se aplica às reservas. Esta é outra questão levantada ao executivo que aguarda resposta.

Diz a AHRESP que na sequência da publicação da resolução de Conselho de Ministros, de 26 de outubro, o número 16 refere não se aplicar a proibição entre concelhos “às deslocações de cidadãos não residentes para locais de permanência comprovada”.

A AHRESP entende que as reservas previamente concretizadas, quer no domínio do alojamento turismo, quer no domínio dos eventos familiares e corporativos se encontram acomodadas nesta formulação.

Vai a uma esplanada? Não se esqueça da máscara

Embora o diploma não mencione o caso das esplanadas, a AHRESP alerta para a necessidade do uso de máscara nesses espaços dos estabelecimentos de restauração e bebidas, exceto nos períodos de consumo.

O diploma torna obrigatório o uso de máscara por pessoas com idade a partir dos 10 anos para o acesso, circulação ou permanência nos espaços e vias públicas, sempre que o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde se mostre impraticável.

[notícia atualizada às 01h31 - com esclarecimento da Secretaria de Estado do Turismo]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    28 out, 2020 Funchal 22:06
    Acho isso descriminatório. Somos todos possíveis hospedeiros. Acho uma regra inconstitucional.
  • Savanah
    28 out, 2020 Portugal 21:55
    Realmente interessante! Os residentes não podem circular mas turistas podem. Eu achava que a não circulação nestes dias era para evitar maior contaminaçao do vírus. Mas agora fiquei confusa! Uns podem circular , outros não, que contraditório. Turistas não passam covid! Também é muito interessante restringir horários noturnos, como alguns países estão a fazer. O vírus só contagia no período da noite!?

Destaques V+