Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Torre de Moncorvo retoma exploração de ferro

28 out, 2020 - 08:40 • Olímpia Mairos

Prevê-se que, até ao final do ano, sejam exportadas cerca de 200 mil toneladas de agregado de ferro.

A+ / A-

Torre de Moncorvo vai retomar a exploração de minério de ferro, após 37 anos de abandono da atividade mineira naquele concelho do distrito de Bragança.

A Aethel Mining, detentora da concessão mineira, prevê um investimento de 550 milhões de euros para os próximos 60 anos e adianta que as máquinas já se encontram no terreno e devem começar a operar ainda no início do próximo mês.

“Até ao fim desta semana e princípio da próxima, fica tudo testado e alinhado. Portanto, a partir daí começa a produzir o minério, de acordo com as encomendas que existem”, afirma Carlos Guerra, consultor da Aethel Mining, explicando o processo que percorrerá o minério desde a recolha até ao transporte.

O minério “é britado ali em baixo, é aqui carregado nesta plataforma e daqui vai para um terreno onde se faz o stock e o posterior carregamento para ser escoado para o destino, no caso o Porto de Leixões ou outro porto qualquer”, explica.

O presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, recorda que “o projeto mineiro” – que tantas vezes foi colocado em causa – é um orgulho para o Município de Torre de Moncorvo, que “nunca deixou cair este projeto, muitas vezes lutando sozinho juntamente com os concessionários para que avançasse”.

O autarca adianta que, “até ao dia 31 de dezembro, o complexo mineiro de Torre de Moncorvo irá exportar cerca de 200 mil toneladas”.

Nuno Gonçalves explica que este é um projeto diferente e sustentável, “num conceito inovador”, que passa pela “reabilitação da zona onde vai ser extraído o minério”.

Pretendemos um projeto verde. Temos a preocupação ambiental e isso é irmos mais além”, clarifica o autarca.

“Não vai ser um projeto mineiro como estamos habituados a ver, mas vai ser um projeto com características próprias, a pensar no futuro e a pensar verde, que é aquilo que queremos para o Município de Torre de Moncorvo”, completa.

As minas de ferro de Torre de Moncorvo foram a maior empregadora da região na década de 1950, chegando a recrutar 1.500 mineiros.

A exploração de minério foi suspensa em 1983, com a falência da Ferrominas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+