Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Surto em lar de Ponte de Lima infeta 53 utentes e 11 funcionários

28 out, 2020 - 16:27 • Lusa

O surto já foi confirmado pelo presidente da Casa da Caridade.

A+ / A-

Veja também:


O presidente da Casa da Caridade de Ponte de Lima confirmou esta quarta-feira à agência Lusa um surto de Covid-19 num lar da instituição que infetou 53 dos 67 utentes e 11 dos 33 funcionários.

Contactado Lusa, Agostinho Freitas adiantou que, na terça-feira, a instituição "separou os idosos infetados” dos restantes, sendo que os 14 utentes "negativos foram instalados numa ala criada dentro da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) de Nossa Senhora da Conceição".

"Os sintomas nos idosos infetados começaram a manifestar-se de terça para quarta-feira, como problemas respiratórios, tosse, náuseas. Na terça-feira, um senhor de 85 anos, já bastante fragilizado, foi internado no hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo", referiu.

O surto de Covid-19 associado a esta estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI) teve início na última sexta-feira, com a confirmação dos dois primeiros casos em utentes.

No sábado, a instituição acionou o plano de contingência e no domingo “foram testados todos os utentes e colaboradores da ERPI", sendo que os resultados foram conhecidos na terça-feira.

Segundo Agostinho Freitas, "ainda hoje a instituição vai ser alvo de uma visita técnica da autoridade de saúde pública para aferir da eficácia da separação dos idosos".

"Se a autoridade de saúde entender que a instituição cumpre os requisitos exigidos os idosos permanecerão na instituição. Caso contrário terão de ser evacuados", adiantou.

Segundo Agostinho Freitas, aquela avaliação técnica foi decidida hoje, em reunião da comissão municipal de proteção civil, convocada pela Câmara de Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo.

Em declarações à Lusa, o presidente da autarquia, Victor Mendes, explicou que naquela reunião "foi solicitada à Segurança Social uma brigada de intervenção rápida”, uma vez que "um terço dos funcionários da instituição está infetado".

Victor Mendes disse que aquela brigada será constituída por quatro técnicos de saúde e sete auxiliares e que "ainda hoje pelo menos parte dos profissionais serão disponibilizados".

O autarca do CDS adiantou que na quinta-feira, pelas 09:00, a comissão municipal de proteção civil voltará a reunir-se para analisar a conclusão da visita saúde pública à instituição".

"É um surto que nos preocupa bastante, mas que temos de enfrentar, procurando, em articulação com todas as entidades, encontrar as melhores soluções para o resolver", destacou.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 44 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.395 pessoas dos 128.392 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+