Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Bastonário dos médicos afirma que não pode haver pesos e medidas diferentes na prevenção

28 out, 2020 - 19:00 • Lusa

Miguel Guimarães diz que a prova de Fórmula 1 de Portimão devia ter sido fiscalizada de outra forma e pergunta qual o problema de deixar as pessoas visitar os cemitérios no fim-de-semana.

A+ / A-

Veja também:


O bastonário da Ordem dos Médicos defendeu esta que não pode haver “dois pesos e duas medidas” na prevenção dos contágios pelo novo coronavírus, criticando a proibição das idas aos cemitérios no fim de semana de Finados.

“Ninguém percebe que as pessoas não possam ir aos cemitérios ver os seus entes queridos de máscara, com algumas cautelas e que possa existir um evento de Fórmula 1, importantíssimo para o país, o evento desportivo mais visto a nível mundial, e que nós tenhamos lá tantas pessoas, 27 mil e tal pessoas mais 10 ou 12 mil da organização”, afirmou Miguel Guimarães num debate organizado em Lisboa pelo International Club de Portugal.

O bastonário defendeu que o Grande Prémio de Fórmula 1, que decorreu no fim de semana passado em Portimão, “devia ter sido fiscalizado de uma forma completamente diferente”.

“Se a Direção Geral da Saúde definiu que ia haver espetadores, tinha que ter arranjado uma forma de aquilo ser fiscalizado, não pela organização, que é evidente que não ia ter capacidade de o fazer, mas ser o próprio Estado a garantir que as pessoas estavam separadas”, defendeu.

Miguel Guimarães referiu que “a imagem das pessoas em cima umas das outras e sem máscara passou em todo o mundo, o que é mau para Portugal”.

Considerou que a proibição de idas aos cemitérios “na prática, acabou por ser um erro”.

“Qual é o problema de ir à campa, sozinho, com um filho, marido, o que for, visitar um ente querido, por lá umas flores, de máscara, e vir embora?”, questionou.

“As regras têm que ser definidas. O discurso de coerência é muito importante, caso contrário, os portugueses não acreditam e revoltam-se”, salientou.

Miguel Guimarães afirmou que não é na ida aos cemitérios que reside o risco de ser contagiado mas “nas circunstâncias de as famílias se encontrarem, irem jantar ou almoçar fora ou em casa uns dos outros”, que é quando as pessoas estão “mais desprotegidas”.

Outras situações em que o risco é maior são “festas, casamentos e batizados, reuniões de amigos ou nos bares onde as pessoas se encontram e nos restaurantes, que começaram por ter todos os cuidados, mas onde isso já não acontece”.

“É fundamental que a Direção Geral da Saúde esteja atenta e imponha algumas medidas durante algum período. Um confinamento global não faz sentido, era destruir a economia. É preciso identificar os sítios e as atitudes pelas quais o vírus se propaga mais”, indicou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+