Tempo
|
A+ / A-

Senado confirma Amy Coney Barrett como juíza do Supremo Tribunal norte-americano

27 out, 2020 - 01:35 • Lusa

Escolha representa uma vitória política para Donald Trump, a poucos dias das eleições presidenciais. O nome de Amy Coney Barrett foi confirmado com 52 votos a favor - todos senadores republicanos - e 48 votos contra, todos do Partido Democrata e de uma senadora republicana.

A+ / A-

O Senado dos Estados Unidos (EUA) confirmou esta segunda-feira a escolha da juíza Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal Federal dos Estados Unidos, naquela que pode ser vista como uma importante vitória política para Donald Trump, a poucos dias das eleições presidenciais.

Os conservadores veem a provável confirmação de Barrett no plenário da Câmara como uma "vitória histórica" para os que se opõem ao aborto nos Estados Unidos.

"Esta é a primeira vez na história americana que nomeamos uma mulher que é descaradamente pró-vida, abraça a sua fé sem desculpas e vai para o Supremo Tribunal", disse Lindsey Graham, o senador republicano presidente do comité na semana passada.

No entanto, Amy Coney Barrett evitou responder às repetidas perguntas dos democratas sobre qual será a sua opinião se um caso relacionado com o aborto for apresentado ao Supremo, embora tenha deixado claro que se opõe a esse direito.

Trump e os senadores republicanos, que representam a maioria no Senado, aceleraram o processo para confirmar a nomeação de Barrett antes das eleições, às quais o atual Presidente se recandidata pelo partido republicano, depois de a juíza progressista Ruth Bader Ginsburg, pioneira do feminismo e dos direitos reprodutivos, ter morrido em setembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Atento
    27 out, 2020 Leça da Palmeira, Matosinhos 10:42
    Com que então os Republicanos é que "aceleraram" ... quando foram os vossos amigos Democratas que tudo fizeram para boicotar a nomeação de uma juíza pró-vida ... em substituição da vossa amiga "progressista" visceralmente pró-aborto ... A CADA VEZ MAIS INDEPENDENTE "RR" ...

Destaques V+