Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Açores

PS fala em "grande vitória" mas com vários cenários em aberto

25 out, 2020 - 22:19 • Lusa

As sondagens permitem que o PS mantenha a maioria absoluta, mas só se conseguir o máximo da projeção à boca das urnas.

A+ / A-

O diretor de campanha do PS/Açores para as eleições deste domingo, Francisco César, comentou a projeção da Universidade Católica para a RTP, dizendo que existem cenários em aberto mas já se pode falar numa "grande vitória" socialista.

A projeção permite três cenários, reconheceu Francisco César, numa declaração aos jornalistas: uma vitória por maioria absoluta do PS, uma vitória por maioria relativa e inclusive uma maioria de direita.

De todo o modo, prosseguiu, os dados "permitem tirar uma conclusão", que esta é "uma grande vitória do PS".

"Aguardamos com confiança e serenidade [os resultados oficiais]. É assim que funciona a noite eleitoral e deve funcionar a democracia", declarou ainda o socialista.

Francisco César, que falava no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, onde o PS segue hoje o resultado do sufrágio, saudou ainda as "centenas" de candidatos e todos os açorianos que participaram no ato eleitoral.

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo entre 37% e 41%, o que não garante a maioria absoluta, segundo a projeção à boca das urnas realizada hoje pela Universidade Católica para a RTP.

Com esta percentagem, o PS pode eleger entre 26 e 30 dos 57 deputados do parlamento dos Açores, segundo a projeção divulgada pela RTP pelas 19h00 nos Açores (20h00 em Portugal continental).

O PSD fica entre 32% e 36% dos votos, elegendo 19 a 22 deputados, e o CDS-PP obtém entre 3% e 6% dos votos e pode eleger um a três deputados.

A mesma projeção indica que o Chega consegue 3% a 6% dos votos, com um a três deputados, e que o BE obtém entre 2% e 5%, com um ou dois deputados.

O PAN arrecada entre 2% e 3%, a CDU entre 1% e 2%, a IL entre 1% e 2%, e o PPM entre 1% e 2%, podendo eleger, cada um, pelo menos um deputado.

A projeção à boca das urnas realizada hoje pela Universidade Católica para a RTP aponta para uma abstenção entre 52% e 58%.

As legislativas dos Açores decorreram com 13 forças políticas candidatas aos 57 lugares da Assembleia Legislativa Regional: PS, PSD, CDS-PP, BE, CDU, PPM, Iniciativa Liberal, Livre, PAN, Chega, Aliança, MPT e PCTP/MRPP. Estavam inscritos para votar 228.999 eleitores.

No arquipélago, onde o PS governa há 24 anos, existe um círculo por cada uma das nove ilhas e um círculo de compensação, que reúne os votos não aproveitados para a eleição de parlamentares nos círculos de ilha.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Gaspar
    29 out, 2020 Leiria 18:29
    A nossa classe política se a situação fosse outra até dava para rir, nunca perdem ganham sempre mesmo que a abstenção seja superior aos numero de votantes, não me refiro só ao PS é a todos, o PCP tem perdido deputados mas festeja como se tivesse mais deputados, ainda estou há espera de ouvir um líder político dizer que teve uma derrota.

Destaques V+