Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus

Centro Distrital de Retaguarda do Porto recebe primeiros doentes segunda-feira

25 out, 2020 - 22:30 • Lusa

O Centro Distrital de Retaguarda Covid-19 do Porto vai funcionar no pavilhão 04 do Seminário do Bom Pastor, em Valongo, cedido pela Diocese do Porto.

A+ / A-

Veja também:


O primeiro Centro Distrital de Retaguarda Covid-19 do Porto, que vai funcionar em Ermesinde, concelho de Valongo, com 50 camas, recebe os primeiros doentes segunda-feira à tarde, revelou este domingo o presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil.

“Terá 50 camas, numa primeira fase, mas está preparado para passar a 80 se as necessidades assim o exigirem”, disse à agência Lusa Marco Martins, que é também presidente da Câmara Municipal de Gondomar.

O Centro Distrital de Retaguarda Covid-19 do Porto vai funcionar no pavilhão 04 do Seminário do Bom Pastor, em Valongo, cedido pela Diocese do Porto.

O espaço, cuja cedência e montagem foi anunciada na última segunda-feira, servirá para receber doentes em condições de continuar a recuperação fora dos hospitais, mas que não tenham retaguarda ou condições em casa ou nas instituições onde vivem.

Marco Martins adiantou que “as primeiras transferências” devem ocorrer segunda-feira “até ao final da tarde”, uma vez que “de manhã a ARS-N [Administração Regional do Norte] fará, junto dos hospitais do distrito, a seleção e hierarquização de prioridades”.

“A prioridade é para quem vem dos hospitais. De manhã será feita essa seleção. Também acautelámos a possibilidade de receber algum caso mais complicado de lares, mas como se sabe está estabelecido que para os lares o primeiro patamar de retaguarda é municipal, passando a distrital em caso de necessidade”, disse Marco Martins.

O autarca falava à Lusa após uma reunião da Comissão Distrital de Proteção Civil, que decorreu hoje de tarde, e na qual, além de responsáveis da área da saúde e das autarquias, também participou via ‘zoom’ (plataforma ‘online’ à distância) o secretário de Estado Eduardo Pinheiro, que é também responsável pela coordenação da situação de calamidade na região Norte do país.

De acordo com Marco Martins, na reunião “operacional e de coordenação” deste domingo também ficou definido “procurar e preparar rapidamente” um segundo Centro Distrital de Retaguarda Covid-19 para o distrito do Porto, “possivelmente na região do Tâmega e Vale do Sousa”.

“Este [Seminário do Bom Pastor] é o primeiro centro de retaguarda do país a funcionar nestes moldes. O Porto servirá de piloto para se partir para outras soluções do género. Temos consciência que, com o aumento do número [de infeções], poderemos ter de avançar para mais equipamentos. Esta semana reuniremos para decidir”, disse o autarca.

Na sexta-feira, o secretário de Estado Eduardo Pinheiro disse à Lusa que, no caso do Tâmega e Vale do Sousa, onde se regista um crescente número de infetados, a capacidade do hospital seria reforçada “já nestes dias”.

O governante admitiu que “os números são preocupantes, nomeadamente nos municípios Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira”, concelhos do distrito do Porto para os quais o Conselho de Ministros decretou quinta-feira o dever de permanência no domicílio.

“As medidas vão sendo adaptadas ao conhecimento que existe hoje sobre a Covid-19, não há nenhuma razão para que haja uma cerca a nenhum destes municípios”, afirmou Eduardo Pinheiro.

Também na sexta-feira a ministra da Saúde disse que há concelhos na região Norte que “merecem maior preocupação” e estão a ser avaliados “muito concretamente” pelas autoridades de saúde, nomeadamente aqueles que ficam próximos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 2.316 em Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+