Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ciclismo

João Almeida quer "um dia voltar a vestir a camisola rosa"

25 out, 2020 - 16:13 • Lusa

Português fez história e terminou o Giro no quarto lugar da geral, na primeira vez que faz uma grande volta.

A+ / A-

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep), que acabou a Volta a Itália no quarto lugar final, disse que espera "um dia voltar a vestir a camisola" de líder, que usou 15 dias nesta 103.ª edição.

"Até ao final, era preciso lutar e sofrer. Foi um dia duro, com 15 quilómetros a 'top'. Estou muito feliz", atirou o ciclista, em declarações aos jornalistas após a 21.ª e última etapa, um contrarrelógio até Milão.

Nesta derradeira tirada, o português de 22 anos, que liderou a corrida durante 15 dias, logrou ultrapassar o espanhol Pello Bilbao (Bahrain-McLaren) no quarto lugar, conseguindo o melhor resultado de sempre de Portugal na Volta a Itália, superando o quinto posto de José Azevedo em 2001.

"O meu objetivo era o 'top 10' e já era muito ambicioso. Terminar em quarto é um sonho. Estou muito grato a toda a minha equipa pelo que fizeram, 'staff', colegas de equipa, tudo", atirou.

Para 2021, não avança já objetivos, mas faz um balanço positivo da primeira grande Volta da carreira, mesmo que o entusiasmo tenha sido "bastante" e se queira "sempre mais e mais".

"Quinze dias de rosa é uma coisa impressionante e espero um dia voltar a vestir a camisola", confessou.

Para o futuro, quer continuar a "lutar pela geral" em grandes Voltas, ainda que hesite em classificar-se, já, como voltista. Almeida descreveu o que conseguiu como "um bom feito" e vai manter "o foco na geral e em corridas de uma semana".

"É bom levar a bandeira portuguesa numa grande Volta, e é impressionante estar à altura do José Azevedo", explicou.

José Azevedo, agora diretor desportivo, tinha um quinto lugar como melhor classificação numa geral de uma grande volta. Só Joaquim Agostinho fez melhor com dois pódios.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+