Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

31 militares infetados no Porto. GNR abre processo interno

23 out, 2020 - 09:40 • Redação

No total, estão em quarentena 46 militares.

A+ / A-

Veja também:


A Guarda Nacional Republicana abriu um processo interno para averiguar as circunstâncias do surto de Covid-19 na GNR do Porto que, segundo alguns órgãos de comunicação, terá tido origem em almoços convívio entre os militares.

No Comando Territorial do Porto há 31 militares positivos ao novo coronavírus, estando outros 17 a aguardar resultado. No total, estão em quarentena 46 militares, revela a nota enviada à redação.

“O efetivo desta unidade é de 1.625 militares, pelo que desta situação não resultou qualquer limitação ao cumprimento da missão da GNR”, sublinha a mesma nota.

A GNR informa ainda que as instalações foram desinfetadas pela Unidade de Emergência, de Proteção e de Socorro (UEPS).

O Comando da Guarda sublinha que “mantém como prioridade a prevenção da doença, a contenção da pandemia e a garantia da segurança de todos os militares da Guarda e dos cidadãos”. Nesse sentido, acrescenta, para além de garantir a distribuição de equipamento de proteção individual aos militares de todo o dispositivo, “está implementado um plano de contingência, ao qual são frequentemente acrescentadas medidas complementares, que prevê o cumprimento escrupuloso das medidas de preservação sanitária e conduta social em vigor”.

O “Jornal de Notícias” revela que dois almoços festivos, um dos quais juntou 70 militares para assinalar a despedida do coronel Jorge Ludovico Bolas da liderança do Comando Territorial do Porto, poderão estar na origem de um surto que já infetou com coronavírus dezenas de militares da GNR colocados no Quartel do Carmo.

Os almoços convívio tiveram lugar nos dias 8 e 9 de outubro, na messe dos guardas.

Portugal contabiliza pelo menos 2.245 mortos associados à covid-19 em 109.541 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).



Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+