Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

A chave para o êxito, a riqueza e a felicidade tem quase três mil anos e está à mão de todos

22 out, 2020 - 18:12 • Sandra Afonso

Segundo o Antigo Testamento, depois de Salomão ser coroado rei de Israel, Deus perguntou-lhe o que desejava ter. A sua resposta encerra segredos que estão acessíveis a todos e que Steven K. Scott explora no seu novo livro.

A+ / A-

A chave para o êxito, a riqueza e a felicidade tem quase três mil anos e está acessível a todos – são as estratégias do rei Salomão, contidas no Livro dos Provérbios.

Segundo o Antigo Testamento, depois de Salomão ter sido coroado rei de Israel, Deus apareceu e perguntou-lhe o que queria. O monarca terá pedido apenas sabedoria e conhecimento, para julgar com probidade o povo. Como não pediu riquezas, bens, honras nem vitórias, Deus disse que tudo isso lhe seria concedido mais do que a qualquer rei do passado ou do futuro.

A promessa foi cumprida e Salomão acabou por registar as regras de conduta por que viveu no Livro dos Provérbios. Foram essas leis que mudaram a vida de Steven K. Scott, que passou de sucessivos empregos fracassados para uma dezena de negócios multimilionários.

Agora, no seu novo livro "O Homem Mais Rico de Todos os Tempos -- Os Segredos do Êxito, da Riqueza e da Felicidade", partilha a chave do sucesso.

Segundo Steven Scott, todos os provérbios têm um ensinamento óbvio, mas, muitas vezes, “o verdadeiro tesouro está oculto”. É preciso olhar para “o pano de fundo”, para o contexto e até para as nuances das palavras no original, em hebraico. Foi a esse trabalho que o multimilionário se dedicou, para descobrir a prata e o tesouro nas palavras de Salomão.

"Viste o homem hábil nos seus trabalhos? Este terá lugar junto dos reis."

Pr 22:29

Os segredos para vencer qualquer competição

Entre eles, encontramos a diligência. Mas não vale a pena correr já para o dicionário, que não encontra lá o significado. A diligência de Salomão não é trabalho árduo, é esforço inteligente combinado com persistência criativa, trabalho “planeado e executado de forma reta e sem atrasos, com competência e eficácia”. Visa um resultado puro e a excelência.

Está ao alcance de todos e pode ser aplicada em tudo, desde o trabalho à vida pessoal. Neste caminho não existe gratificação instantânea, mas as recompensas prometidas servem de motivação: situação de vantagem, controlo da situação, satisfação genuína, respeito e admiração dos poderosos, satisfação das necessidades, sucesso e lucro.

"Sem profecia, o povo vive na corrupção."

Pr 29:18

A fonte de poder de Salomão que gera sucesso extraordinário

Está em todas as histórias em que alguém fez uma mudança dramática de carreira com ganhos explosivos ou transformou uma adversidade em mais-valia. Segundo Steven Scott, esta fonte de poder gera impulso e dá direção e, combinadas, gera o mesmo poder dado pela divisão de um átomo. O que é afinal? É a visão (profecia), alimentada pela esperança.

Mais uma vez, as palavras representam muito mais do que o seu significado imediato. Aqui, visão “é um objectivo preciso, definido de forma clara, com um plano e um esquema detalhados que servirão para alcança-lo”. Antes de começar a correr, deve saber onde quer chegar, para onde quer ir, é importante que tenha uma visão do que quer alcançar, conhecer o objectivo.

"A esperança retardada aflige o coração, mas o desejo é uma árvore de vida."

Pr 13:12

Salomão junta a visão à esperança, porque, esta última é o combustível que transforma sonhos em realidade. A esperança é “uma crença bem fundamentada e segura de que uma visão (meta, desejo ou promessa), será realizada, dentro de um período específico de tempo”.

Adiar ou retardar a esperança, seja no trabalho, entre casais, filhos ou outras situações, é atacar a motivação, a criatividade e a produtividade.

"A língua dos sábios irradia conhecimento; A boca dos insensatos espalha loucuras."

Pr 15:2

A chave que abre qualquer porta

É um dos maiores poderes do homem – a comunicação. Boas ideias perdem-se por falta de eficiência ou persuasão na apresentação. Casais desentendem-se por palavras inoportunas trocadas em momentos de ira.

Salomão deixa aqui vários conselhos. Logo a começar, fale para o outro, de forma que o queiram ouvir, faça com que seja fácil de entender. Também importante, seja persuasivo, saiba quando deve falar e quando deve manter-se em silêncio. Ouça antes de falar, não retire conclusões antes do outro terminar o raciocínio e não interrompa! Fale de forma pausada e use a palavra para levantar a moral, não diminuir, para partilhar sabedoria e verdade.

Saber comunicar é sinónimo de sucesso material, satisfação e amizade daqueles que o rodeiam, garante o rei Salomão.

"Os projetos malogram-se à falta de conselho, Mas com muitos conselheiros realizam-se com sucesso."

Pr 15:22

Acelerar o sucesso

A maioria das pessoas “limita-se a seguir em ponto-morto” na vida, defende Steven Scott, quando podiam simplesmente carregar no acelerador. A forma mais simples é através de um “conselheiro” ou “conselho”, como lhe chama Salomão, que seria o equivalente hoje a um sócio ou parceiro: “alguém que pode oferecer conselhos, advertências, sabedoria ou qualquer tipo de ajuda prática na conquista de um projecto, meta ou sonho”.

Nos negócios, na carreira, na saúde, na vida privada, o risco de fracasso diminui quando nos reunimos de conselheiros para decidir. Além de fonte de sabedoria, são também uma ajuda nas horas mais difíceis.

Mas cuidado! Nem todos servem para parceiros, “Salomão nunca disse para nos associarmos a qualquer um”. Afaste-se de pessoas com falta de integridade, com o pavio curto ou rancor, dos insensatos, de quem oferece muito por pouco, dos falinhas mansas, dos intriguistas e de quem se acha acima da lei.

"O coração alegre é, para o corpo, remédio salutar; O espírito triste seca os ossos."

Pr 17:22

O segredo para a Felicidade

O que todos queremos mesmo é felicidade, tudo o mais é um meio para atingir este fim último: “uma alegria sincera, consistente, persistente e duradoura”.

O que nos impede? Muitas vezes procuramos no sítio errado, segundo Salomão. Por outro lado, facilmente concentramo-nos no que falta, em vez de estarmos gratos pelo que temos. A inveja também é destrutiva, impede-nos de usufruir o que temos, o mesmo se passa com a sensação de injustiça. O último obstáculo é a dificuldade em olhar para fora de nós mesmos, Salomão chama-lhe insensatez.

Há mais segredos? Sim. Em “O Homem mais Rico de Todos os Tempos”, Steven Scott resume também as quatro qualidades que o tornam inestimável: bondade, integridade, generosidade e graciosidade. Explica ainda qual a maior causa de prejuízos financeiros - a ganância, ensina a vencer qualquer conflito e a transformar o pior inimigo no melhor amigo.

Além das estratégias extraídas dos ensinamentos de Salomão, o livro tem ainda técnicas para as implementar no quotidiano e exercícios para melhorar os resultados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+