Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brasil ultrapassa 155 mil mortes e aproxima-se dos 5,3 milhões de casos

22 out, 2020 - 09:19 • Lusa

Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Minas Gerais têm o maior número de óbitos devido à pandemia.

A+ / A-

Veja também:


O Brasil ultrapassou na quarta-feira os 155 mil mortos (155.403) devido à Covid-19 e totaliza agora 5.298.772 casos de infeção pelo novo coronavírus.

Desse total, 566 óbitos e 24.818 novos casos foram contabilizados nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde.

Por outro lado, um consórcio formado pela imprensa brasileira, que colabora na recolha de informações junto das secretarias de Saúde estaduais, anunciou que o país somou 571 vítimas mortais e 25.832 infetados entre terça e quarta-feira, num total de 5.300.649 casos e 155.459 vítimas mortais.

O Governo brasileiro informou ainda que 4.756.489 cidadãos infetados já recuperaram, enquanto que o número de pacientes sob acompanhamento médico ascende a 386.880.

Os estados de São Paulo (38.371), Rio de Janeiro (19.945), Ceará (9.227) e Minas Gerais (8.554) têm o maior número de óbitos devido à pandemia no Brasil, país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo.

Naquele que foi um dia marcado pela alegada desistência do Governo brasileiro em adquirir 46 milhões da vacina Coronavac, desenvolvida entre a farmacêutica chinesa Sinovac e o Instituto Butantan, o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde do Brasil declarou que "nenhuma convicção pessoal pode sobrepor-se à ciência".

"Seja qual for a vacina, independentemente da sua origem ou nacionalidade, o interesse público sobre o assunto diz respeito à sua eficácia e segurança para todos os utentes do Sistema único de Saúde (SUS). Assim, as vacinas que respeitarem todas as fases de estudo e que forem aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), devem ser incorporadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas gratuitamente à população", indicou o órgão em comunicado.

A pandemia já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 40,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+