Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ciclismo

É dia de Stelvio no Giro. Conheça o maior obstáculo à vitória de João Almeida

22 out, 2020 - 10:15 • Inês Braga Sampaio

O português veste a camisola rosa pelo 16.º dia seguido. Os 17 segundos sobre Kelderman serão testados na 18.ª etapa, que inclui o único prémio de montanha de categoria especial da Volta a Itália. Rúben Guerreiro defende a camisola azul.

A+ / A-

Veja como será a 18.ª etapa do Giro

João Almeida enfrenta, esta quinta-feira, o maior desafio na Volta a Itália. O camisola rosa terá de trepar, na 18.ª etapa, o Passo di Stelvio, a única contagem de montanha de categoria especial da prova.

No 16.º dia consecutivo na liderança da classificação geral individual do Giro, João Almeida terá de percorrer 207 quilómetros entre Pinzolo e Cancano Lakes. O Stelvio é a maior das escaladas: são quase 25 quilómetros a 7,5% de inclinação. Nos 15 quilómetros finais, a inclinação sobe para mais de 8,5% e, a dado ponto, chega a ser de 12%.

Não só de Stelvio se faz o traçado da "etapa rainha", que expõe o pelotão ao que de mais duro os Alpes têm. A tirada começa logo com um prémio de montanha de segunda categoria e ainda tem mais dois de primeira categoria, um deles a subida final até à reta da meta.

João Almeida (Deceuninck-QuickStep) continua a liderar a geral, com 17 segundos de vantagem sobre o holandês Wilco Kelderman (Sunweb), principal rival à vitória final. Na quarta-feira, o português impediu-o de fugir e ganhar tempo. Em terceiro, a 2m58s, está o australiano Jai Hindley, companheiro de equipa de Kelderman.

Há mais uma camisola portuguesa em prova: a azul de Rúben Guerreiro, líder da montanha. O ciclista da EF Pro recuperou a "azzurra" na quarta-feira, ao somar 80 pontos nas contagens de montanha, que lhe permitiram chegar aos 198 pontos e ultrapassar o italiano Giovanni Visconti (Vini Zabu-Bradu-KTM), que leva 148.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+