Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guimarães, Amadora e Oeiras disponibilizam vacina da gripe nas farmácias

21 out, 2020 - 19:34 • Lusa

As farmácias esperam poder administrar até 400 mil vacinas até ao final da semana.

A+ / A-

Os concelhos de Guimarães, Amadora e Oeiras já confirmaram que vão disponibilizar a vacina para a gripe sazonal nas farmácias.

Os habitantes de Guimarães com idade igual ou superior a 65 anos vão poder receber gratuitamente a vacina da gripe nas farmácias do concelho, ao abrigo de um protocolo assinado esta quarta-feira, anunciou o município.

Em comunicado, o município refere que, desta forma, pretende-se aliviar o fluxo de pacientes nos centros de saúde.

Os custos da administração da vacina são assumidos pela Câmara Municipal e pela Associação Dignitude, no âmbito do programa “Vacinação SNS Local”.

Também os cidadãos com 65 ou mais anos da Amadora, no distrito de Lisboa, poderão tomar a vacina gratuita contra a gripe nas farmácias do concelho, para facilitar a vacinação em ano de pandemia, anunciou hoje a Câmara Municipal.

De acordo com a Câmara Municipal da Amadora (CMA), o alargamento e diversificação dos locais de vacinação contra a gripe sazonal às farmácias comunitárias do concelho abrange cerca de 4.300 beneficiários.

Os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos que pretendam ser vacinados podem escolher livremente uma das 27 farmácias do programa, através de marcação prévia e com a apresentação do número de utente do Serviço Nacional de Saúde.

Igual medida foi já adotada pelo concelho de Oeiras.

“Para que ninguém fique de fora, o município de Oeiras decidiu financiar as vacinas que serão ministradas nas 42 farmácias do concelho que se revelaram disponíveis para o efeito, contribuindo, assim, para evitar a sobrecarga dos serviços de saúde pública, nomeadamente os centros de saúde”, avança a câmara municipal, em comunicado.

A medida abrange os cidadãos pertencentes aos grupos prioritários definidos pela Direção-Geral da Saúde (DGS) ou com 65 ou mais anos de idade, que terão “acesso à vacina contra a gripe de forma gratuita”, importante “sobretudo neste período de pandemia”, refere a autarquia presidida por Isaltino Morais.

Os três concelhos seguem assim o exemplo do Porto, que já tinha anunciado que iria comparticipar a toma da vacina nas farmácias.

400.000 até ao final da semana

As farmácias devem conseguir vacinar “quase 400 mil pessoas” até ao final da semana, adiantou esta quarta-feira a bastonária dos Farmacêuticos sobre um processo que considerou “complexo e que deveria ter sido melhor coordenado”.

Ana Paula Martins, que foi recebida em audiência pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em Belém, disse à saída da reunião que o contingente de vacinas das farmácias, que corresponde a 240 mil doses, em conjunto com as 100 mil doses do contingente do Serviço Nacional de Saúde (SNS) entregues às farmácias, deve ser esgotado até ao final desta semana.

“Na próxima semana chegam mais vacinas, não sabemos ainda qual vai ser a sua distribuição”, acrescentou a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, sublinhando que o compromisso que as farmácias assumiram é o de vacinar 700 mil pessoas até ao final da campanha de vacinação contra a gripe, que decorre até dezembro.

Para Ana Paula Martins, a distribuição das próximas doses tem de corresponder a “um equilíbrio” que o Ministério da Saúde vai ter que encontrar entre as necessidades e os agendamentos já realizados pelos centros de saúde e a vacinação que tem que ser feita pelas farmácias.

“É um processo complexo, é verdade que podia ter sido melhor coordenado, mas neste momento estamos no terreno e a conseguir dar resposta com as vacinas que temos”, disse a bastonária.

A grande afluência às farmácias de pessoas que se querem vacinar este ano explica-se pelo contexto da pandemia e pela importância que a vacinação contra a gripe assumiu como medida de proteção contra a covid-19.

“Temos muita gente que nunca se vacinou e que agora se querem vacinar. É preciso dizer com clareza que os grupos de risco são quem mais ganha com a vacinação”, disse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+