Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Centro Hospitalar Gaia/Espinho esgota camas de cuidados intensivos para doentes Covid-19

21 out, 2020 - 20:08 • Lusa

Fonte desta unidade hospitalar revela que 12 camas disponíveis para cuidados intensivos estão todas ocupadas. Nova unidade com 67 camas deverá inaugurar no próximo mês.

A+ / A-

Veja também:


O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) atingiu esta quarta-feira a lotação máxima de cuidados intensivos para doentes Covid-19, tendo iniciado um plano de alargamento para disponibilizar mais nove camas a infetados pelo coronavírus, revelou fonte daquela entidade.

De acordo com dados que reportam às 00 desta quarta-feira, o CHVNG/E conta com 21 doentes internados com Covid-19 em enfermaria e 12 na unidade de cuidados intensivos.

Fonte desta unidade hospitalar revelou à agência Lusa que a capacidade instalada em cuidados intensivos para doentes com Covid-19 foi esgotada, uma vez que são exatamente 12 as camas alocadas a casos associados ao novo coronavírus, mas explicou que “já está em curso o plano de alargamento”.

“O nosso plano prevê o alargamento dos cuidados intensivos de doentes Covid-19 para a Unidade de Cuidados Pós Anestésicos (UCPA), ou seja mais nove camas”, descreveu.

Combater uma pandemia num hospital em obras. Como o hospital de Gaia está a lidar com a Covid-19
Combater uma pandemia num hospital em obras. Como o hospital de Gaia está a lidar com a Covid-19

Quanto a doentes não-Covid, este centro hospitalar mantém as áreas de cuidados intermédios e de cuidados intensivos de cardiologia, “o que permite expandir de 12 para 46 camas de cuidados intensivos”, acrescentou a mesma fonte, frisando que “em função da evolução da pandemia, o plano de contingência [deste hospital] prevê a sucessiva alteração de áreas não-Covid para Covid”.

O centro hospitalar prevê abrir em novembro a nova unidade de cuidados intensivos, cujas obras decorrem desde início de setembro.

A 07 de outubro, em entrevista à agência Lusa, o presidente do conselho de administração do CHVNG/E, Rui Guimarães, referiu que a obra decorre “em tempo recorde” e que terá, numa lógica de ‘open space’ (espaço aberto), 18 camas de nível 3 e 10 de nível 2, estas com a passibilidade de passar ao nível superior se necessário.

O investimento, que ronda os 3,3 milhões de euros, já fazia parte da fase C de obras do plano de reestruturação do CHVNG/E, mas foi antecipado.

Somando as camas existentes e as que vão ser criadas na nova unidade, o CHVNG/E terá uma capacidade total de 67 camas em cuidados intensivos.

Já hoje, em declarações à RTP, Rui Guimarães contou que “desde que foi decretado o estado de calamidade ocorreu um aumento em cuidados intensivos de 140%”, o que já levou a “cancelar algumas cirurgias” e a “alocar outro espaço” a cuidados intensivos, referindo-se à UCPA.

O responsável também mostrou preocupação com o aumento de atividade da urgência, precisando que na terça-feira registaram-se 414 atendimentos, um número muito superior ao do mesmo dia do ano passado, quando o CHVNG/E registou 296.

Além da obra dos cuidados intensivos decorre a da nova urgência que terá cerca de 5.000 metros quadrados (a atual tem 1.900), uma aspiração antiga e que faz parte da fase B do plano de obras do CHVNG/E.

“Será uma resposta importante. Mas não a que resolverá todos os problemas. Costumo dizer: o CHVNG/E até pode ter 500 ventiladores disponíveis, mas nunca vão ser suficientes se o comportamento das pessoas não acompanhar as respostas montadas na saúde e o empenho das equipas”, disse Rui Guimarães, a 07 de outubro à Lusa sem precisar o dia de abertura.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 2.229 em Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+