Tempo
|
A+ / A-

Covid-19: Morreu voluntário brasileiro nos ensaios da vacina Oxford/AstraZeneca

21 out, 2020 - 17:55 • Redação com Reuters

A Universidade de São Paulo, que está a ajudar na coordenação da terceira fase dos ensaios, avança que o voluntário era de nacionalidade brasileira. Os ensaios vão continuar apesar do revés conhecido esta quarta-feira.

A+ / A-

Veja também:


Morreu um dos voluntários que participava nos ensaios da vacina contra a Covid-19, desenvolvida pela Univeridade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca contra a Covid-19, foi esta quarta-feira anunciado pela autoridade de saúde do Brasil (Anvisa).

A Universidade de São Paulo, que está a ajudar na coordenação da terceira fase dos ensaios, avança que o voluntário era de nacionalidade brasileira.

A Anvisa adianta que recebeu informações sobre uma investigação à morte deste voluntário dos testes à vacina Oxford/AstraZeneca, uma das que está em fase mais avançada de desenvolvimento.

Os ensaios vão continuar apesar do revés conhecido esta quarta-feira, adiantaram entretanto a Anvisa e a Universidade de Oxford.

Até ao momento, não são conhecidos pormenores sobre a causa da morte desta pessoa. Contudo, e após cautelosa análise deste caso, a Universidade de Oxford adianta que não há motivo para preocupações relativamente à segurança dos ensaios clínicos.

Segundo fontes citadas pela Bloomberg, o voluntário terá recebido um placebo e não a vacina. Esta informação ainda não foi confirmada oficialmente.

Contactada pela Reuters, fonte próxima do processo garantiu que, se esta tivesse sido administrada ao voluntário brasileiro em vez do placebo, os ensaios clínicos seriam suspensos de imediato.

A pandemia do novo coronavírus causou pelo menos 1.126.471 mortos no mundo desde que o SARS-Cov-2 foi identificado em dezembro na China, indica um balanço até às 12h00 desta quarta-feira, realizado pela agência France-Presse.

Mais de 40.856.210 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados no mesmo período, dos quais pelo menos 28.035.900 são considerados curados.

Na terça-feira, registaram-se 6.636 mortos e 382.496 infetados. Os países que registaram mais mortes no último dia foram os Estados Unidos com 854 mortos, a Índia com 717 e o Brasil com 661.

Os Estados Unidos são o país mais afetado, tanto em número de mortos como de casos, com um total de 221.083 mortos entre 8.275.066 casos, segundo o balanço da universidade Johns Hopkins. Pelo menos 3.295.148 pessoas foram declaradas curadas da covid-19.

Foram registados mais 2.535 casos e 16 mortes por Covid-19 em Portugal nas últimas 24 horas, indica o boletim epidemiológico divulgado esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

É o segundo dia com maior aumento de infeções. O recorde foi batido a 16 de outubro, com 2.608 casos.

[notícia atualizada às 19h]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+