Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ONU

Antes de publicar pense. “Durante a pandemia, a desinformação pode ser mortal”

21 out, 2020 - 08:20 • Marta Grosso com Lusa

#Pledgetopause é o apelo à pausa lançado pelo secretário-geral da ONU. Guterres baseia-se numa investigação, segundo a qual pensar antes de agir “reduz a expansão da desinformação”.

A+ / A-

As Nações Unidas lançam, nesta quarta-feira, uma ação global nas redes sociais para pedir aos cidadãos de todos os países que pensem duas vezes antes de partilhar desinformação através da Internet.

#Pledgetopause – promete fazer uma pausa, em português – é o lema da campanha, cujo arranque é feito pelo secretário-geral da organização, António Guterres, num vídeo que começa com um silêncio de cinco segundos.


"Durante a pandemia de Covid-19, a informação errada pode ser mortal”, diz Guterres. “Participe na campanha e ajude a impedir a disseminação de desinformação online", apela a seguir.

O secretário-geral da ONU adianta que irá espalhar esta mensagem através das suas páginas das redes sociais Twitter e Instagram, com a expectativa que seja replicado por "líderes políticos, influentes e cidadãos preocupados".

Em comunicado, as Nações Unidas asseguram que a campanha se baseia "numa investigação que indica que uma pausa breve diminui significativamente a inclinação para compartilhar material impactante ou emotivo e, deste modo, reduz a expansão da desinformação".


A campanha faz parte de uma iniciativa que começou em maio, com o objetivo de difundir de maneira acessível informação sobre saúde, assim como histórias sobre solidariedade internacional acerca da Covid-19.

Além disso, pretende "aumentar a alfabetização mediática para permitir os utilizadores das redes sociais detetar desinformação e evitar a sua transmissão".

Agora, #Pledgetopause, tem também direito a um site – www.takecarebeforeyoushare.org – que pretende atingir uma audiência de um milhão de pessoas antes do próximo ano.

“Covid-19 é também uma emergência de comunicação”

A vice-secretária-geral para a Comissão Global da ONU, Melissa Fleming, destaca que o combate à desinformação é fundamental na luta contra a pandemia da Covid-19.

"A Covid-19 não é só uma crise de saúde, mas também uma emergência de comunicação”, sublinha.

“Quando a desinformação se espalha, as pessoas perdem a confiança e muitas vezes tomam decisões que dificultam as respostas públicas e até mesmo põe em perigo a sua vida", defende ainda Fleming.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+