Tempo
|
A+ / A-

Barcelos vai ter calculadora da pegada ecológica em 2021

20 out, 2020 - 20:15 • Lusa

Cada cidadão do concelho vai poder medir o seu impacto ambiental. Dezoito municípios portugueses já aderiram ao projeto “Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses”.

A+ / A-

O município de Barcelos vai dispor, no próximo ano, de uma calculadora da pegada ecológica, que permitirá a cada cidadão do concelho medir o seu impacto ambiental, foi anunciado esta terça-feira.

A calculadora será disponibilizada ao abrigo do projeto “Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses”, que resulta de uma parceria estratégica entre a ZERO – Associação Sistema Terrestre Saudável, a Global Footprint Network e a Universidade de Aveiro.

A este projeto já aderiram 18 municípios portugueses.

A pegada ecológica mede-se pelo consumo de cada habitante.

Em relação a Barcelos, foram hoje apresentados os resultados, referentes a 2018, do cálculo da pegada ecológica (3,25 hectares globais por pessoa) e do cálculo da biocapacidade funcional (0,63 hectares globais por pessoa).

“Isto significa que cada residente em Barcelos precisa de muitos mais recursos do que aqueles que são produzidos no seu território municipal e no país”, referiu Sara Moreno Pires, da Universidade de Aveiro.

Mesmo assim, sublinhou, a Pegada Ecológica de Barcelos é “muito inferior” à média nacional, o que significa “que cada cidadão do concelho se comporta muito melhor” do que a média do cidadão português.

Em 2018, os maiores contribuintes para a pegada ecológica de Barcelos foram a alimentação (27 por cento) e os transportes (17 por cento).

Para o presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, esta é uma “ferramenta importante” para a sensibilização dos cidadãos e para a definição de políticas mais amigas do ambiente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+