Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

mau tempo

"Bárbara" faz estragos no Parlamento

20 out, 2020 - 14:16 • Susana Madureira Martins

O temporal causou danos no estuque e caiu uma parte considerável do teto junto à sala do Governo.

A+ / A-

O temporal que se tem registado em Lisboa, entre segundae esta terça feira, causou danos na Assembleia da República: danos no estuque e também a queda de uma parte considerável do teto junto à sala do Governo

O corredor que dá acesso à sala do Governo está vedado devido à queda parcial do teto naquela zona do andar nobre do Parlamento, zona do edifício onde se situa também a Sala das Sessões.

Elementos da Guarda Nacional Republicana (GNR) estenderam uma fita de acesso restrito junto às portas que dão acesso àquele corredor, tendo em conta a infiltração de água registada nas últimas horas e que fez ceder parte do teto mesmo à entrada da sala usada como antecâmara pelo primeiro-ministro e os elementos do governo antes de participarem nos debates em plenário.

Para além de aquela zona estar selada pela GNR, são visíveis quatro baldes junto à porta do governo, para amparar a chuva que tem caído entre ontem e hoje e que provocou infiltrações um pouco por todo o palácio. As infiltrações de água chegaram inclusive chegando a uma das salas de imprensa num dos andares intermédios.


Este é um cenário que tem sido pouco visto no Parlamento nos últimos anos. O edifício sofreu obras de remodelação de fundo entre 2008 e 2009 e, antes disso, era comum ver baldes espalhados pela Sala dos Passos Perdidos para o mesmo efeito de amparar a chuva que caía pela claraboia.

Este ano e, para já, o corredor que é uma autêntica sala de estar para qualquer visitante da Assembleia da República, e onde estão expostos diversos quadros de pintores, como Columbano Bordalo Pinheiro, está seco e com a habitual passadeira vermelha que o caracteriza estendida.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+