Tempo
|
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​A polémica inevitável

19 out, 2020 • Opinião de Ribeiro Cristovão


O clássico de sábado, disputado no estádio José Alvalade, entre o Sporting e o Porto não escapou a essa regra, que se tornou já uma imagem de marca do futebol português.

Não há memória de ter havido um clássico no futebol português que, no rescaldo, não tenha dado lugar a polémica. Por vezes menos contundente, mas noutras forte em demasia e até suscetível de se tornar assunto durante vários dias.

O clássico de sábado, disputado no estádio José Alvalade, entre o Sporting e o Porto não escapou a essa regra, que se tornou já uma imagem de marca do futebol português.

Vítima maior das consequências geradas por tudo o que se viu (e ouviu) é, para já, o clube de Alvalade. O seu treinador foi impedido de orientar a equipa durante toda a segunda parte do desafio, e agora, poderá ficar fora da orientação da equipa, consoante aponte ou não nesse sentido a decisão dos órgãos disciplinares.

Porém, mais do que isso, é a atuação do árbitro Luis Godinho, de Évora, que permanece no centro da discussão. E, sobretudo, porque tomou uma decisão inequívoca que, entretanto, não foi capaz de manter correspondendo a uma intervenção do VAR, a qual os especialistas têm considerado inaceitável, por não existirem dúvidas óbvias e indiscutíveis, quanto à primeira decisão do juiz da partida.

Depois, e como se não bastasse, a intervenção do Presidente dos leões Frederico Varandas, alvo de críticas pelos mais diversos sectores.

Será curioso saber se esses opinadores se manifestaram nos mesmos termos quando Luis Filipe Vieira e Pinto da Costa assumiram posições exatamente iguais.

Ou seja, é possível afirmar que nenhum destes Presidentes jamais tenha sido contundente em finais de jogos dos seus clubes relativamente a atuações de árbitros?

Quem não tem pecado que atire a primeira pedra.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Rocha
    19 out, 2020 Leça da Palmeira 10:27
    Caro Ribeiro Cristóvão: Não sei que factos lhe permitem afirmar que a decisão do árbitro é inequívoca. Aplicar este adjectivo significa que, em sua opinião, a decisão de considerar penalti e punir com amarelo o jogador é muito clara e evidente. Ora, independentemente de opiniões favoráveis ou desfavoráveis, a sua afirmação, face às imagens, carece de fundamento. Quanto à intervenção do VAR é inteiramente justificada porque existem dúvidas, óbvias e indiscutíveis, em quem viu o lance, incluindo os vários membros da equipa de arbitragem que entre si comunicam. As dúvidas não têm de ser dos espectadores, ou dos jornalistas, ou dos elementos das equipas em campo. Têm de ser de quem decide e, para isso, deve servir-se dos elementos que lhe permitam melhorar as suas decisões. Para que quer o VAR, Ribeiro Cristóvão?