Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Liga dos Campeões

Marco Silva: "FC Porto terá de ser forte e corajoso para marcar golos no Etihad"

19 out, 2020 - 12:45 • João Paulo Ribeiro

Treinador português esteve quatro anos em Inglaterra e considera o Manchester City "claramente favorito" no jogo de quarta-feira, diante dos campeões nacionais.

A+ / A-

Marco Silva antevê um jogo muito complicado para o FC Porto, na próxima quarta-feira, em Manchester, onde a equipa treinada por Sérgio Conceição terá que saber jogar sem bola, diante do Manchester City, na jornada de abertura do grupo C da Liga dos Campeões.

Depois de dois jogos consecutivos a perder pontos no campeonato – três com o Marítimo e dois com o Sporting – é na Champions que o campeão nacional e único representante português na prova centra todas as atenções.

Frente a frente, no estádio do Manchester, vão estar duas equipas com um arranque de temporada aquém das expetativas. O registo do City de Pep Guardiola é igual ao do FC Porto, com duas vitórias, um empate e uma derrota nas primeiras quatro jornadas da Premier League. A posição na tabela é que é diferente, com o emblema de Manchester a ocupar um modesto 10º lugar, enquanto o Porto é segundo classificado na Liga Portuguesa.

Marco Silva, que durante quatro épocas treinou em Inglaterra, no Hull City, Watford e depois no Everton, atribui favoritismo à equipa inglesa no confronto com o FC Porto.

Numa entrevista a Bola Branca, Marco Silva adverte os jogadores do Porto para estarem preparados para um jogo em que vão passar a maior parte do tempo sem bola.

"É um jogo em que uma equipa como o Porto, que está habituada a ter bola no campeonato português, naturalmente não o vai ter. O City vai ter a bola durante a maior parte do tempo e terá de ser um FC Porto muito forte, muito compacto, muito coeso e com coragem para conseguir marcar golos no Etihad, porque é um Estádio onde é muito difícil jogar. O Porto tem os seus pontos fortes mas será um jogo de grande dificuldade", perspetivou.

Manchester City favorito à vitória

Apesar de o City estar ainda longe do seu melhor, o jogo de quarta-feira, com o FC Porto, não será uma exceção na tendência da equipa inglesa para se impor em Manchester. Marco Silva considera o City favorito.

"Claramente [o Manchester City é favorito], mas não porque está a defrontar o FC Porto. O City, em casa, é favorito contra qualquer equipa do mundo. O FC Porto também tem as suas armas, é o primeiro jogo de Champions, o City ainda não está na melhor forma mas ainda assim é o favorito", referiu.

Guardiola tenta surpreender

A equipa de Guardiola recebe o Porto depois de no passado sábado ter derrotado o Arsenal, por 1-0. Nesse jogo, foi visível a intenção de Pep Guardiola de surpreender, introduzindo nuances no modelo de jogo de uma equipa que, apesar de ter gasto 160 milhões em reforços, teve um mau arranque de temporada.

"O Manchester City vem de uma época não positiva, quer a nível interno como na Champions. Reforçou-se mas ainda não está no seu melhor. Começou com muitas lesões, nos primeiros jogos notou-se que o Pep [Guardiola] tentou jogar de forma um pouco diferente", disse, antes de entrar em detalhe.

"Por exemplo, no último jogo, contra o Arsenal, utilizou uma forma de jogar diferente, com a mesma ideia de tentar explorar os espaços entre linhas e na estrutura do adversário, mas mudou radicalmente a sua forma de trabalhar em organização ofensiva, até por jogar contra o Arteta [treinador do Arsenal] que o conhece bem e percebeu-se que conseguiu criar dificuldades. Nunca se sabe o que é que Pep [Guardiola] prepara para o seus jogos, mas é uma equipa de grande qualidade, com um plantel de luxo e que, a qualquer momento, pode resolver um jogo", adiantou nesta entrevista.

Marco Silva, sem clube desde que, em dezembro de 2019, foi afastado do comando técnico do Everton, tem sido um espetador atento do futebol, nestes últimos meses marcados pela pandemia da Covid-19.

O treinador português, de 43 anos de idade, atribui ao contexto pandémico as surpresas que vão marcando este arranque de temporada por essa europa fora. Agora é esperar pelo que se vai passar na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Para o campeão nacional, FC Porto, a prova começa esta quarta-feira, no Estádio Etihad, em Manchester, diante do City. A partida, que terá lugar às 20 horas, vai ter relato direto e integral na Renascença e acompanhamento, ao minuto, em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+