Tempo
|
A+ / A-

Grândola. Antiga igreja dá lugar a núcleo museológico

19 out, 2020 - 13:51 • Rosário Silva

O novo espaço, que além de igreja já teve outras utilizações, como por exemplo fornecer a “sopa dos pobres”, vai dar a conhecer o património histórico e arqueológico do concelho de Grândola.

A+ / A-

Edificada nos finais do século XVI, a igreja de São Pedro, localizada na zona sudoeste do centro urbano de Grândola, foi transformada em museu e vai ser inaugurada esta quinta-feira, dia 22, precisamente no dia do concelho.

“O Núcleo Museológico de São Pedro pretende ser um local de investigação e divulgação da memória coletiva e de salvaguarda do património histórico e arqueológico do concelho de Grândola”, salienta o município, numa nota enviada à Renascença.

Nas vicissitudes próprias dos tempos, foi já depois da extinção das ordens religiosas, que o templo terá sido progressivamente abandonado. Em 1934 foi adquirido, em conjunto com as casas anexas, pela câmara municipal, para servir de área de apoio à central elétrica que fica paredes meias.

A partir de então, teve diversas utilizações, nomeadamente enquanto estabelecimento de ensino, serviu de espaço de fornecimento da "sopa dos pobres" e, nas últimas décadas, albergou as oficinas municipais.

Em 2010 a câmara de Grândola apresentou um projeto de reabilitação e reconversão do imóvel como núcleo museológico. Foram, então, efetuadas sondagens arqueológicas que revelaram a utilização da ermida como local de sepultamento entre os séculos XVII e XIX. Em 2015, foi classificada como Monumento de Interesse Municipal.

Segundo refere a câmara, o espaço está, agora, apto a “acolher exposições de longa duração e temporárias, assim como as reservas museológicas do município que passarão, deste modo, a deter as condições de acondicionamento adequadas às suas diferentes tipologias.”

O que pode ver?

O município promete ao visitante, “uma viagem sem precedentes ao longo dos diferentes períodos históricos”, e isso significa o contato com “vestígios materiais deixados por comunidades de antanho, desde os antigos caçadores recolectores até aos tempos do Llugar da Gramdolla.”

Na jornada pela memória de tempos remotos, o núcleo museológico dá a conhecer, indica a autarquia, todo um território “repleto de monumentos megalíticos, necrópoles de cistas, minas, fábricas de salga, templos, ruínas e naufrágios, que a investigação histórica e arqueológica se encarregou de desvendar.”

São 200 m2, com uma área expositiva que ocupa a antiga nave e o altar-mor e duas salas laterais dedicadas à exposição de longa duração, que retrata “lugares, exibindo artefactos datados desde o Paleolítico ao século XX.”

Há ainda uma outra sala, lateral, dedicada a exposições temporárias, onde vão ficar patentes, numa primeira fase, fotografias da coleção Martins & Máximo. O espaço conta também com um pequeno auditório para a projeção de um filme alusivo à história do concelho de Grândola.

A abertura ao público acontece, então, dia 22 de outubro, às 11h30, numa cerimónia que integra as comemorações dos 476 anos do concelho alentejano, do distrito de Setúbal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+