Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

2.ª fase de vacinação. “Aqui fica o meu exemplo”, diz Marcelo

19 out, 2020 - 11:37 • Carla Caixinha

A vacina da gripe é gratuita para pessoas com mais de 65 anos, assim como para doentes crónicos e imunodeprimidos. Aos utentes é pedido que não se desloquem aos centros de saúde sem uma marcação prévia.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente da República foi vacinado contra a gripe, esta segunda-feira, num centro de saúde do Parque das Nações, em Lisboa. À saída deixou um apelo aos portugueses: “Aqui fica o meu exemplo. Espero que aqueles poucos que não tivessem já a intenção de o fazer venham o mais rápido que possam, de acordo com as suas disponibilidades e as disponibilidades do sistema, vacinar-se até ao fim da primeira semana dezembro”.

Lembrou ainda que que a vacinação será progressiva, podendo acontecer nas unidades de saúde familiar, nas juntas de freguesias, ou em farmácias comunitárias.

Marcelo Rebelo de Sousa, que esteve acompanhado pela ministra da Saúde, Marta Temido, disse ter-lhe perguntado se haverá vacinas para todos. “E aquilo que me foi dito e a senhora ministra acaba de confirmar é que até à primeira semana de dezembro, a partir deste momento, de pouco mais de meados de outubro, e durante o mês de novembro, progressivamente, todos os que queiram vacinar-se irão vacinar-se”, acrescentou.

Nesta intervenção, o chefe de Estado não esqueceu os profissionais de saúde, dizendo que “o esforço que lhes vai ser exigido em termos de saúde pública é acrescido, porque estão a fazer face à frente da pandemia e agora durante este período de tempo também na chamada gripe comum”.

Marcelo vai receber, ao longo desta semana, figuras de diversos quadrantes da sociedade. O objetivo é preparar uma resposta para a pandemia de Covid-19. “Estamos no mesmo barco, se correr bem para uns, corre para outros”, sublinhou.

Aos jornalistas disse ser fundamental perceber como as diversas instituições “veem o momento que o país vive e a forma como se pode enfrentar a situação em conjunto. Esta é uma ocasião privilegiada para este tipo de encontros e de reflexões”.

Fazer marcação prévia

Arrancou a segunda fase da campanha. Depois dos residentes em lares, grávidas e profissionais de saúde e do setor social, a vacina passou a estar disponível para mais grupos populacionais com o início da segunda fase da campanha, que estende a vacinação a pessoas com 65 ou mais anos e pessoas com doenças crónicas.

A diretora executiva do agrupamento dos Centros de Saúde de Lisboa Norte já apelou aos utentes que não se desloquem aos centros de saúde sem uma marcação prévia.

À Renascença, Eunice Carrapiço diz que há agendamento feitos até final de novembro pelo que é necessário aguardar e não vale a pena ir para as filas. “Aquilo que é necessário é que as pessoas venham com marcação e não às 7h00 ou às 8h00 da manhã para filas nos centros de saúde. Não faz sentido. Todas as pessoas estão a ser marcadas nas suas unidades de saúde: ou por contacto direto ou porque são os profissionais que têm ligado à população com mais de 65 anos têm feito marcações.”

“Estamos a falar dum universo de 40 mil pessoas e é impossível fazer todo este número de contatos juntamente com as atividades habituais no centro de saúde”, sublinha.

As autoridades garantem que há vacinas suficientes para os grupos de risco.

Portugal contabiliza pelo menos 2.181 mortos associados à Covid-19 em 99.911 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim epidemiológico.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    19 out, 2020 Palmela 12:06
    Dar o exemplo! Esta farto de dar exemplos " se um dia lhe pedirem para dar exemplo dum maluco e o primeiro a dar!
  • Ivo Pestana
    19 out, 2020 Funchal 11:46
    Deixo aqui o meu testemunho, que devido a um problema crónico, vacino-me à uns 12 anos, contra a gripe e não apanho gripe desde então.

Destaques V+