Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mais de 500 migrantes resgatados em águas espanholas num dia

19 out, 2020 - 06:59 • Lusa

A maioria dos migrantes que, durante este último fim de semana chegaram a território espanhol, desembarcaram nas Ilhas Canárias, distribuídos por oito embarcações.

A+ / A-

Mais de 500 migrantes foram resgatados em águas espanholas, no domingo, dos quais mais de metade nas ilhas de Lanzarote, Gran Canária e Tenerife, segundo dados do Salvamento Marítimo de Espanha, existindo preocupação quanto à assistência humanitária nestas ilhas.

Além das Ilhas Canárias, as autoridades espanholas fizeram serviços de resgate em Alicante, Cádis, Almería, nas Ilhas Baleares e nas águas do Estreito de Gibraltar, num fim de semana “frenético” com a ajuda de barcos de salvamento, avançou a agência de notícias espanhola Efe.

Entre sábado e domingo, nas Ilhas Canárias foram registados 283 migrantes resgatados de oito embarcações, em Cádis foram 62 migrantes do Magreb, incluindo dois menores, nas águas perto da costa de Almería foram 57 pessoas que viajavam em dois barcos, em Alicante foram quase 60 imigrantes, entre eles um bebé e dois menores, e nas ilhas de Maiorca, Ibiza e Formentera foram 73 resgatados.

Nos últimos 15 dias, as Ilhas Canárias receberam mais de dois mil migrantes, número que sobe para cerca de 8.100 se a contagem for feita desde o início do ano, o que representa oito vezes mais do que o número de pessoas que chegaram em barcos a estas ilhas no mesmo período de 2019, colocando em questão a limitação da assistência humanitária.

Este fluxo para as Ilhas Canárias, registado desde o verão, faz com que a situação comece a ser comparada com a "crise do cayuco" de 2006 a 2008, com um ritmo que, se se mantiver, pode fazer com que 2020 seja o segundo ou terceiro ano com mais chegadas de migrantes às ilhas do século XXI.

Os dados mais recentes do Observatório das Migrações (OM), em Portugal, apontam para uma tendência crescente dos pedidos de proteção internacional no país, apesar de uma diminuição entre 2017 e 2018.

Em 2017, o SEF contabilizou "1.750 pedidos de proteção internacional, que equivalem a um acréscimo de 19% face ao ano anterior". Relativamente ao início desta década (em 2011), quando o número de pedidos perfazia 275, os pedidos de proteção internacional tornaram-se quase sete vezes mais. "Em 2018 verifica-se, porém, uma diminuição do número de pedidos de proteção internacional para 1.272, ou seja, -27,3% face ao ano anterior em que Portugal atinge um pico", lê-se no relatório mais recente do Observatório.

Migrantes do campo de Moria em protesto por “liberdade” e melhores condições
Migrantes do campo de Moria em protesto por “liberdade” e melhores condições
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+