Tempo
|
A+ / A-

Tóquio 2020

Reino Unido acusa Rússia de ciberataques a organizadores e patrocinadores dos Olímpicos

19 out, 2020 - 23:31 • Lusa

Agentes russos fizeram "reconhecimentos cibernéticos" a membros da organização dos próximos Jogos Olímpicos, no Japão, a empresas de logística e patrocinadores do evento.

A+ / A-

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido acusou esta segunda-feira os serviços secretos militares da Rússia (GRU) de terem realizado ataques cibernéticos contra os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Tóquio2020.

"As ações do GRU contra os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos são cínicas e imprudentes. Condenamo-las firmemente", disse chefe da diplomacia britânica, Dominic Raab, que garantiu que Londres continuará a trabalhar com os seus aliados para "identificar e combater futuros ataques cibernéticos maliciosos".

Segundo o MNE britânico, agentes russos fizeram "reconhecimentos cibernéticos" a membros da organização de Tóquio2020, empresas de logística e patrocinadores do evento.

O British National Cybersecurity Centre (NCSC) assegura ainda que a Rússia instalou um software projetado para apagar dados e desativar computadores e redes de comunicação.

Os Jogos de Tóquio deveriam ter decorrido no verão passado, porém a pandemia do novo coronavírus, que afeta fortemente todos os países do mundo, motivou o seu adiamento por um ano, para o período entre 23 de julho e 08 de agosto de 2021.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido garante que estas ações do GRU são reincidentes, dando como exemplo ataques contra a organização dos Jogos de Inverno de PyeongChang, em 2018.

Neste caso, os serviços secretos russos tiveram como alvo estações de televisão coreanas, infraestruturas de esqui, organizadores e patrocinadores.

O Ministério britânico recorda que a justiça dos Estados Unidos apresentou acusações contra espiões russos do GRU neste e em outros casos, incluindo um ataque em 2018 contra um laboratório ligado ao Departamento de Defesa do Reino Unido.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+