Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa nomeia novos nomes para Congregação para as Causas dos Santos e Conselho de Cardeais

15 out, 2020 - 12:09 • Agência Ecclesia

Bispo italiano D. Marcello Smeraro é o novo prefeito da Congregação para as Causas dos Santos e D. Óscar Rodríguez Maradiaga, coordenador do Conselho de Cardeais.

A+ / A-

O Papa nomeou esta quinta-feira o bispo italiano D. Marcello Smeraro como prefeito da Congregação para as Causas dos Santos (Santa Sé), sucedendo ao cardeal Angelo Becciu, que renunciou ao cargo e aos direitos do cardinalato, em setembro.

O novo responsável, até agora bispo de Albano (Itália), era secretário do Conselho de Cardeais, organismo criado por Francisco para o auxiliar no “governo da Igreja universal” e estudar um projeto de revisão da Constituição Apostólica que orienta a Cúria Romana.

Ainda esta quinta-feira, o Papa confirmou como coordenador deste Conselho de Cardeais D. Óscar Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa (Honduras).

O organismo criado em 2013 continua a contar entre os seus membros com os cardeais Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano; Seán Patrick O’Malley, arcebispo de Boston (EUA); Oswald Gracias, arcebispo de Bombaim (Índia); Reinhard Marx, arcebispo de Munique (Alemanha); e Giuseppe Bertello, presidente Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano.

Francisco nomeou como membro do Conselho o cardeal Fridolin Ambongo Besungu, arcebispo de Kinshasa (República Democrática do Congo) e designou um novo secretário, D. Marco Mellino, até secretário-adjunto.

Na última terça-feira, o Papa reuniu-se online com os cardeais do Conselho, para estudar os próximos passos da nova Constituição para a Cúria Romana.

Francisco destacou que “a reforma já está em andamento, inclusive em alguns aspetos administrativos e económicos”, informou a sala de imprensa da Santa Sé.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+