Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Luis Díaz e Uribe disponíveis para o clássico. Isolamento termina esta quinta-feira

15 out, 2020 - 15:12 • Eduardo Soares da Silva , Sílvio Vieira

Dupla do FC Porto cumpriu isolamento nos 14 dias seguintes ao contacto com um caso positivo de Covid-19 e pode voltar aos treinos na sexta-feira.

A+ / A-

Luis Díaz e Matheus Uribe estão disponíveis para o clássico de sábado, contra o Sporting. Os dois jogadores do FC Porto terminam esta quinta-feira o período obrigatório de quarentena e poderão voltar a treinar na sexta-feira, véspera do jogo.

Contactada pela Renascença, a Direção-Geral de Saúde esclarece que o período de isolamento profilático, isto é, dos contactos de alto risco de casos confirmados de Covid-19, "está definido na Norma 015/2020 e não foi revisto, mantendo-se, à data, os 14 dias".

A dupla internacional colombiana está em isolamento desde o dia 4 de outubro. No entanto, os 14 dias de isolamento profilático são definidos a partir do dia do contacto com o caso positivo de Covid-19, que ocorreu no dia 1 de outubro, sabe a Renascença.

Nesse sentido, apesar de terem apenas cumprido 10 dias de quarentena, a dupla cumpre o requisito de isolamento do período de 14 dias seguintes ao dia do possível contágio, sendo que Luis Díaz e Uribe poderão já apresentar-se na sessão de treinos de sexta-feira, no Olival, tendo testado negativo nos seus respetivos testes ao novo coronavírus.

Uribe e Díaz tinham sido convocados para integrar o estágio da seleção colombiana, mas ficaram ambos no Porto, em quarentena. No dia anterior ao início do período de isolamento, os dois jogadores estiveram na ficha de jogo na partida contra o Marítimo. Luis Díaz foi titular e Uribe ficou no banco de suplentes.

Alteração de norma não se aplica a Díaz e Uribe

A Direção-Geral de Saúde alterou, na quarta-feira, uma norma que reduziu de 14 para dez dias o período para ser dada alta clínica em casos positivos. Esta redução apenas se aplica a doentes ligeiros e moderados de Covid-19 e não a quarentenas de casos não confirmados.

Nesse sentido, a nova regra não influencia os casos de Matheus Uribe e Luis Díaz, que são considerados contactos de risco e testaram negativo ao novo coronavírus. O mesmo esclareceu a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa, na quarta-feira.

"A quarentena não foi alterada em termos de período de tempo, há outros países que, de facto, estão a praticar outros períodos de quarentena mais reduzidos, mas nós temos vindo a ser cautelosos neste aspeto. Nos casos em que há doença ligeira ou moderada confirmada por testes, essa alta clínica passa a poder acontecer aos dez dias desde que se verifique a ausência de febre e a melhoria dos eventuais sintomas durante três dias consecutivos", esclareceu.

O clássico contra o Sporting joga-se em Alvalade, este sábado, às 20h30, com relato e acompanhamento ao minuto na Renascença.

[notícia atualizada às 19h13]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+