Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Projeto português entre os vencedores da Regiostars

15 out, 2020 - 00:17 • Ana Carrilho

O projeto ESA BIC Portugal – Programa de incubação da Agência Espacial Europeia e promoção da economia espacial, venceu na categoria “Transição Industrial para uma Europa Inteligente” dos prémios RegioSTARS. Os prémios, atribuídos pela Comissão, distinguem os projetos financiados pela União Europeia que demonstram excelência e adotam novas abordagens no desenvolvimento regional. Pela primeira vez desde que foram criados, em 2008, a cerimónia - integrada na 18ª Semana Europeia das Regiões e das Cidades, a decorrer em Bruxelas – foi totalmente virtual.

A+ / A-

Há um projeto português entre os vencedores da Regiostars.

O projeto ESA BIC Portugal – Programa de incubação da Agência Espacial Europeia e promoção da economia espacial tem ajudado ao desenvolvimento de várias empresas e setores, nomeadamente dos transportes, logística, saúde, agricultura e meio ambiente. Com o uso de soluções espaciais de alta tecnologia, foram criados negócios inovadores e rentáveis.

Sediado na Região Centro, no Centro Pedro Nunes, em Coimbra, o projeto ESA BIC Portugal nos seus primeiros cinco anos de operação ajudou a gerar mais de 11,5 milhões de euros em volume de negócios, esteve na criação de trinta start-ups e de uma centena de postos de trabalho altamente qualificados.

O investimento total do projeto ascende a quase 200 mil euros, 168 mil dos quais, financiados pela União Europeia através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – Programa Operacional Centro para o período 2014-2020.

Foram ainda atribuídos pela Comissão Europeia outros quatro prémios nas categorias “Economia Circular para uma Europa Verde”, “Educação e Competências para uma Europa Digital”, ”Envolvimento dos Cidadãos em Cidades Europeias Coesas” e Capacitação dos Jovens para a Cooperação Transfronteiras”, a categoria específica de 2020. Houve ainda um último prémio atribuído pelo público.

O número de candidaturas registado este ano foi o mais elevado de sempre: 206. O prémio do público foi para o projeto“Time now for change” (A mudança é agora), pelo impacto na capacitação dos jovens para a cooperação transfronteiras recebeu mais de 33 mil votos.

Para Elisa Ferreira, Comissária da Coesão e Reformas, os beneficiários dos projetos são “estrelas” da política de coesão da EU. “São eles que fazem da nossa missão uma realidade, ou seja, uma União Europeia mais justa e coesa, assegurando a convergência entre os padrões de vida e aumentando o bem-estar de todos”.

Para a comissária portuguesa, os prémios RegioSTARS mostram que “podemos alcançar resultados excelentes quando a EU, os estados membros, as regiões e as cidades cooperam para fazer a melhor utilização possível dos fundos e projetos da União Europeia”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+