Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mapa de casos na UE

Covid-19. Centro de Controlo de Doenças põe Portugal quase todo na "zona vermelha"

15 out, 2020 - 19:58 • Redação

Em Portugal continental, só o Alentejo escapa ao nível máximo, num mapa detalhado que o Centro Europeu de Prevemção e Controlo de Doenças vai passar a divulgar semanalmente.

A+ / A-

Veja também:


Em Portugal continental, só o Alentejo escapa ao vermelho atribuído a todos os países europeus que, neste momento, estão abaixo dos 150 casos de Covid-19 por cada 100 mil habitantes notificados nos últimos 14 dias.

Num mapa divulgado esta quinta-feira pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC), todas as regiões do país, à exceção do Alentejo e dos Açores e Madeira, aparecem "pintadas" a vermelho, classificadas como zonas de maior risco de infeção pelo coronavírus face aos dados recolhidos e analisados pelo organismo europeu.

A cor vermelha é atribuída às zonas que, nos últimos 14 dias, tenham registado mais de 150 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes e uma taxa de testes positivos inferior a 4% ou mais de 150 infeções por cada 100 mil pessoas e mais de 4% de positividade de testes.

No mapa, que o ECDC vai começar a atualizar semanalmente, existe uma legenda de cores como num semáforo, com o vermelho a indicar os locais de maior risco e o verde a sinalizar onde o risco é menor.

Tanto o Alentejo como as regiões autónomas surgem a amarelo, cor atribuída aos países, regiões e cidades que tenham registado entre 25 e 149 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias e que registem uma percentagem inferior a 4% de testes positivos ou, por outro, entre 25 e 149 casos por 100 mil habitantes e uma taxa superior a 4%.

Todas as semanas, o centro europeu vai passar a divulgar mapas com informações detalhadas sobre cada país, região e cidade. Nesta primeira ronda de avaliação, e dos 31 países analisados pelo ECDC, 17 foram colocados, quase na totalidade ou totalmente, na "zona vermelha". O organismo cobre todos os Estados-membros da UE e o Reino Unido, a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein.

Com Portugal, estão na zona vermelha Espanha, França, Reino Unido, Irlanda, Polónia, República Checa, Hungria, Eslovénia, Eslováquia, Croácia, Roménia e Bulgária.

Itália está a amarelo, tal como Chipre, Lituânia, Letónia e Estónia, enquanto Grécia, Finlândia e Noruega são os únicos países predominantemente a verde.

Cinco países – Áustria, Alemanha, Suécia, Dinamarca e Islândia – não recebeu qualquer atribuição por falta de informação recebida pela ECDC.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    16 out, 2020 ILHAVO 04:32
    E não está?

Destaques V+