Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus

Aplicação obrigatória? “Isso está bem é na China”, diz bastonário dos Médicos

15 out, 2020 - 21:19

Miguel Guimarães diz que até aceitaria a medida se houvesse provas de que a aplicação tem efeitos práticos, mas que estas não existem.

A+ / A-

Veja também:


O bastonário da Ordem dos Médicos discorda da obrigatoriedade da instalação da aplicação StayAway-Covid.

Miguel Guimarães diz que essa solução não é aceitável numa democracia.

“Será um erro Portugal tornar obrigatória a aplicação”, diz ainda, até porque “não há nenhuma prova científica da sua eficácia”.

O bastonário pergunta, rindo, se a obrigatoriedade vai ao ponto de “um polícia me mandar parar na rua e dizer: olhe, deixe-me ver aí o seu telemóvel para ver se tem a aplicação!”. O Bastonário sugere que “isso está bem na China, mas a China não é uma democracia”.

Miguel Guimarães afirma, por outro lado, que ponderaria a possibilidade de admitir a obrigatoriedade da aplicação se ela se revelasse eficaz, contudo o médico diz que “não existe uma evidência científica básica; não há nenhum estudo que me comprove isso”.

O Governo manifestou já a sua vontade de tornar obrigatória a instalação da aplicação que permite rastrear a doença, apesar de haver muitas críticas quanto à constitucionalidade da medida.

A proposta de lei do Governo, que prevê multas até aos 500 euros para quem não cumpre, será discutida no Parlamento no dia 23 de outubro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+