Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brexit: Estados-membros devem preparar-se para todos os cenários, “incluindo 'no-deal'"

15 out, 2020 - 16:55 • Lusa

Conselho Europeu “apela aos Estados-membros, instituições europeias e todos os intervenientes, para aumentarem a preparação a todos os níveis e para todos os tipos de cenários.

A+ / A-

O Conselho Europeu, reunido em Bruxelas, apelou esta quinta-feira aos Estados-membros para que se preparem “para todo o tipo de cenários, incluindo o de ‘no-deal’” relativamente às negociações com o Reino Unido.

Nas conclusões adotadas durante a cimeira relativamente ao ‘Brexit’, publicadas enquanto a reunião ainda decorre, o Conselho Europeu “apela aos Estados-membros, instituições europeias e todos os intervenientes, para aumentarem a preparação a todos os níveis e para todos os tipos de cenários, incluindo o de ‘no-deal’ [cenário em que a UE e o Reino Unido não chegariam a um acordo comercial pós-‘Brexit’]”.

O documento, publicado na rede social Twitter pelo porta-voz do Conselho, refere também que os líderes dos 27 “notam com preocupação que não houve progresso suficiente nos temas centrais para a UE para que um acordo possa ser alcançado”.

Convidando o negociador da UE para o ‘Brexit’, Michel Barnier, a “prosseguir as negociações nas próximas semanas”, os chefes de Estado apelam também ao Reino Unido para que “faça as movimentações necessárias para que um acordo seja possível”.

"O Conselho Europeu volta a afirmar a determinação da UE em manter uma parceria tão próxima quanto possível com o Reino Unido", referem as conclusões.

O documento publicado sublinha ainda que “o Conselho Europeu relembra que o acordo de saída, assim como os seus protocolos, tem de ser totalmente implementado”, em referência a uma proposta de lei britânica que prevê a violação do acordo de saída.

As negociações entre o Reino Unido e a UE encontram-se na reta final, sendo que o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, tinha estipulado que hoje, dia 15 de outubro, era a data limite para se chegar a acordo.

Os líderes dos 27 encontram-se reunidos numa cimeira de dois dias que, além do ‘Brexit’, debaterá a situação pandémica na Europa, metas climáticas e a relação da UE com África.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+