Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Infarmed suspende comercialização de máscaras LINEFORYOU

14 out, 2020 - 07:59 • Lusa

Em causa está falta de documentação técnica para cumprir os requisitos da marcação CE. Fabricante já reagiu.

A+ / A-

O Infarmed suspendeu a comercialização de máscaras cirúrgicas do fabricante LINEFORYOU por usarem de forma indevida a marcação CE, revelou a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.

Em comunicado divulgado na terça-feira, o Infarmed adianta que as máscaras em causa usavam indevidamente a marcação CE, pois a documentação técnica está incompleta face ao exigido por lei.

“O fabricante encetou de imediato e voluntariamente a suspensão da comercialização dos dispositivos médicos em apreço e irá dar início ao processo simplificado de colocação no mercado nacional” desses dispositivos nos termos da lei, “demonstrando a conformidade com os requisitos normativos e especificações publicados”.

Segundo dados divulgados no início do mês, desde o início da pandemia a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) já apreendeu mais de um milhão de máscaras no âmbito das várias ações de fiscalização realizadas em todo o país.

De acordo com a ASAE, foram apreendidas desde meados de março um total de 1.123.093 máscaras.

As principais infrações detetadas foram o incumprimento dos deveres de distribuidor e do importador, a falta de tradução para a língua portuguesa de instruções e informações de segurança, a aposição de marcação CE indevidamente e em produtos não conformes com a legislação de harmonização da UE e a violação das regras de aposição de marcação CE em equipamentos de proteção individual, entre outras.

Segundo os dados mais recentes divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal contabiliza pelo menos 2.110 mortos associados à Covid-19 em 89.121 casos de infeção confirmados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+