Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fátima. Peregrinação de outubro com balanço positivo

13 out, 2020 - 13:56 • Teresa Paula Costa

Santuário destaca comportamento “exemplar” dos peregrinos no cumprimento das medidas de segurança no âmbito da pandemia de Covid-19.

A+ / A-

O Santuário de Fátima faz um balanço positivo da Peregrinação Aniversária de outubro. Na segunda-feira, estiveram no recinto de oração 4.518 peregrinos e, nesta terça-feira, 4.036. O seu comportamento foi considerado “exemplar” pela porta-voz do santuário.

Em entrevista à Renascença, Carmo Rodeia começa por salientar que “tudo foi feito para adotar medidas que mitigassem o perigo de contágio” e o distanciamento físico no recinto “foi decisivo”.

Elogiando a colaboração dos peregrinos, a porta-voz frisa que “souberam compreender na perfeição e interpretar a exigência deste momento”, destacando o seu comportamento no recinto, que foi “absolutamente exemplar”.

“Ninguém saiu do seu lugar, respeitando sempre as recomendações que os acolhedores e que o comentador das celebrações foram fazendo”, destaca.

Por isso, “desse ponto de vista, penso que o balanço só pode ser positivo”, conclui.

Regras continuam na missa dominical

A partir de agora – e tendo em conta que, ao domingo, a missa das 11h00 continuará a ser celebrada no recinto de oração – apesar dos círculos continuarem desenhados no chão, os peregrinos não serão obrigados a respeitá-los, mas terão de continuar a cumprir as regras indicadas no plano de contingência do Santuário.

“O Santuário de Fátima irá continuar a proceder em conformidade com o seu plano de contingência”, faz questão de salientar Carmo Rodeia.

Esse plano “pressupõe a garantia do distanciamento físico entre as pessoas”, apesar de não haver obrigatoriedade de permanência nos círculos que foram preparados apenas como medida adicional para a peregrinação de outubro.

“O uso da máscara, mesmo no recinto, e a desinfeção permanente das mãos” são procedimentos obrigatórios.

O controlo e monitorização das entradas dos peregrinos no recinto de oração também irão continuar a ser feitos, acrescentou a porta-voz do Santuário.

A missa dominical das 11h00 será celebrada no recinto de oração até ao final do mês de outubro, dado que, em novembro, entrará em vigor o horário de Inverno, passando a ser celebrada na Basílica da Santíssima Trindade.

A peregrinação de outubro marcou o fim da época de peregrinações oficiais à Cova da Iria e foi presidida pelo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e bispo de Setúbal, D. José Ornelas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+