Tempo
|
A+ / A-

OE2021

Autoridade para as Condições de Trabalho com reforço de inspetores e novo "concurso externo"

11 out, 2020 - 17:39 • Susana Madureira Martins , Paula Caeiro Varela

Tem sido uma das exigências do Bloco de Esquerda nas negociações com o governo ao longo dos meses e o Orçamento do Estado para o próximo ano torna "permanente o reforço extraordinário" de inspectores da ACT adotado durante a pandemia.

A+ / A-

Veja também:


No capítulo dedicado à Administração Pública, a proposta de Orçamento do Estado para 2021 a que a Renascença teve acesso prevê o "reforço de meios inspetivos da Autoridade para as Condições de Trabalho" (ACT) e "torna permanente o reforço extraordinário alcançado durante a pandemia da doença da Covid-19".

No âmbito da pandemia de Covid-19, a ACT foi reforçada com, pelo menos, 124 inspetores: 44 inspetores que estavam em estágio e passaram a exercer no imediato funções de inspetores no terreno e 80 candidatos aprovados em concurso externo que foram mobilizados mais rapidamente. Além disso, a inspetora-geral do Trabalho teve a possibilidade de requisitar, junto de outros serviços inspetivos, até 150 inspetores e técnicos superiores que tenha considerado necessários para reforçar a equipa da ACT.

O reforço de pessoal da Autoridade para as Condições de Trabalho tem sido um dos cavalos de batalha do Bloco de Esquerda ao longo de vários meses e o Governo responde com "o aumento do número de inspetores no mapa de pessoal, lançando, supletivamente, um concurso externo para inspetores no número necessário para preencher o mapa de pessoal".

Fica por saber de quantas vagas está o governo a falar para a abertura deste "concurso externo", não ficando explícito no articulado do OE. Fica, entretanto, uma garantia no documento de que o "Governo prossegue igualmente o reforço da ACT ao nível dos técnicos superiores".

O Orçamento do Estado será entregue esta segunda-feira na Assembleia da República, o primeiro a ser desenhado pela nova equipa do ministério das finanças, liderado por João Leão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+