Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

​DGS promete para “muito breve” orientações sobre testes rápidos à Covid-19

12 out, 2020 - 15:22 • Cristina Nascimento

No fim de setembro, a DGS já revelava que Portugal tinha quatro testes rápidos em fase de licenciamento e aprovação.

A+ / A-

Veja também:


A diretora-Geral da Saúde promete para “muito breve” a publicação de dois documentos sobre a utilização de testes rápidos de rastreio à Covid-19.

Graça Freitas esclareceu que vai ser divulgada “uma circular normativa conjunta da DGS, Infarmed e Instituto de Saúde Ricardo Jorge com indicações genéricas sobre os testes e em que situações é que estes testes se aplicam e uma orientação clínica, esta sim virada para os médicos, dizendo exatamente em que circunstâncias é que este teste pode e deve ser aplicado”, explicou a responsável pela Direção-Geral da Saúde.

Na habitual conferência de imprensa para acompanhar a evolução da pandemia em Portugal, Graça Freitas enalteceu o trabalho que tem sido feito pelas equipas de investigação, revelando que esse trabalho está “a chegar a bom porto”.

Graça Freitas considerou ainda que estes testes representam “uma evolução tecnológica”, mas que “carecem de confirmação” para poderem ser ferramentas de diagnóstico fiáveis.

No fim do mês de setembro, a diretora-Geral da Saúde anunciou que Portugal tinha quatro testes rápidos em fase de licenciamento e aprovação.

Portugal contabiliza pelo menos 2.094 mortos associados à Covid-19 em 87.913 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da DGS.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+