Tempo
|
A+ / A-

Covid-19 por concelho. Vidigueira junta-se à lista e Lisboa e Porto registam maior aumento de casos

12 out, 2020 - 14:23 • Joana Gonçalves

Os municípios de Lisboa, Porto, Sintra, Loures, Cascais e Vila Nova de Gaia registam o maior aumento de novos casos nos últimos setes dias. Apenas 18 concelhos permanecem livres de Covid-19, em Portugal. Os dados divulgados, dão conta de apenas 86% do total de infetados, estando em falta mais de 12 mil casos.

A+ / A-

Veja também:


O boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que Lisboa (+495), Porto (+363), Sintra (+306), Loures (+237), Cascais (+203), Vila Nova de Gaia (+168) e Sexial (+140) são os municípios com maior aumento de infeções, nos últimos setes dias.

De acordo com o mesmo documento, Lisboa ultrapassa os sete mil infetados e Sintra supera a barreira dos seis mil casos. Do total de concelhos, 202, isto é 65%, registam, pelo menos, mais um caso confirmado de Covid-19, nos últimos sete dias.

O município da Vidigueira, no distrito de Beja, junta-se à lista da DGS, com três casos de infeção pelo novo coronavírus.

Há, neste momento, 290 concelhos portugueses com, pelo menos, três casos confirmados de Covid-19, o que representa 94% do total. Apenas 18 concelhos permanecem livres de Covid-19, em Portugal.

Arcos de Valdevez, Alcoutim, Sabrosa, Alandroal, Calheta (Açores) registam um decréscimo no número de casos confirmados.

A DGS optou por suspender a atualização diária da caracterização demográfica dos casos confirmados, que passou a ser alvo de uma revisão semanal, publicada à segunda-feira.

Os dados divulgados dão conta de apenas 86% do total de infetados, registado em Portugal, estando em falta 12.008 casos. À Renascença, a Direção-Geral da Saúde adianta que "existem sempre acertos nos dados por concelhos, quer por atraso de notificação, quer por relocalização do utente em área de residência".

O diretor do serviço de doenças infecciosas do Hospital Curry Cabral tinha já admitido, também em entrevista à Renascença, atrasos no registo dos dados no SINAVE.

Covid-19 por concelho

Sabendo que a contabilização não será relativa ao total dos casos – nem acompanhará em simultâneo os dados reportados pelas autarquias - a DGS optou por disponibilizar apenas dados do SINAVE, sistema nacional de vigilância epidemiológica

Lisboa continua a ocupar o topo da tabela com um total de 7.460 infetados com o novo coronavírus, seguido de Sintra (6.110), Loures (3.594) e Amadora (3.268).

Portugal regista mais 1.249 casos e 14 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, avança o boletim epidemiológico divulgado esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Pelo quinto dia consecutivo foram registadas mais de mil infeções.

Desde o início da pandemia, as autoridades de saúde nacionais confirmaram um total de 2.094 óbitos e 87.913 infeções pelo novo coronavírus.

O maior aumento de casos foi registado na faixa etária entre os 20 e os 29, com um total de 276 infeções nas últimas 24 horas.

Em relação às vítimas mortais, nove tinham mais de 80 anos e cinco entre 70 e 79 anos.

Esta segunda-feira há 877 pessoas internadas com Covid-19 nos hospitais portugueses, mais 34 em comparação com o balanço anterior.

Em unidades de cuidados intensivos estão 128 doentes com o novo coronavírus. São mais quatro em 24 horas, numa altura em que os hospitais portugueses começam a sentir a pressão do aumento do número de casos.

Portugal soma mais 924 casos ativos, num total de 32.321, e há 48.844 pessoas em contactos de vigilância, um aumento de 431.

Em relação aos dados dos recuperados da Covid-19, um total de 311 pessoas ficaram livres da doença nas últimas 24 horas.

O Norte do país é a região com maior aumento de casos, esta segunda-feira. Há mais 602 infeções e oito mortes naquela zona do país.

Seguem-se Lisboa e Vale do Tejo, com 505 casos e seis óbitos, a região Centro com 87 casos, o Algarve com mais 27 infeções, o Alentejo com mais 15, Madeira com 10 e Açores com três.

Covid-19 por região em Portugal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+