Tempo
|
Euranet
Europa para que te quero?
Todas as segundas-feiras, depois das 13h, o correspondente da Renascença em Bruxelas, Vasco Gandra, explica que consequências têm na vida dos cidadãos as decisões tomadas pela Comissão Europeia.
A+ / A-
Arquivo

​EUROPA PARA QUE TE QUERO

​O poder sancionatório dos 27

12 out, 2020 • Vasco Gandra


As sanções constituem um dos principais instrumentos da política externa e de segurança comum da União Europeia.

Visam governos de países terceiros, por exemplo por manterem políticas repressivas contra as suas populações. As sanções também podem visar entidades ou empresas, grupos ou organizações terroristas ou indivíduos.

Em geral, têm como objectivo salvaguardar valores da União Europeia, os seus interesses fundamentais ou a segurança dos 27.

Em outras situações visam preservar a paz e impedir conflitos. Noutros casos ainda o objectivo é apoiar a democracia, o Estado de direito e os direitos humanos.

Quando aprova sanções a União Europeia pretende minimizar os efeitos nas populações locais. Visando antes os responsáveis pelas políticas.

As sanções podem assumir diversas formas desde a proibição de entrada na União Europeia ou o congelamento de bens até ao embargo de armas.

Atualmente, a União Europeia tem cerca de 50 casos de sanções decretadas contra autoridades, grupos ou indivíduos. Em casos tão distintos como a Bielorrússia ou a Venezuela mas sempre com um ponto comum: o de procurar uma mudança na política ou nas atividades dos visados.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.