Tempo
|
A+ / A-

Papa pede mais participação feminina na Igreja

11 out, 2020 - 15:41 • Lusa

Francisco manifestou também a sua solidariedade para com as vítimas dos incêndios nos Estados Unidos e na América Latina.

A+ / A-

O Papa pediu este domingo uma maior participação feminina nas instituições de responsabilidade da Igreja católica e expressou a sua solidariedade para com as vítimas dos incêndios nos Estados Unidos e na América Latina.

"Rezemos para que os fiéis laicos, especialmente as mulheres, participem mais nas instituições de responsabilidade da Igreja", disse Francisco após a oração do Angelus dominical.

O Papa recordou que nenhum ser humano é batizado "como sacerdote ou como bispo", mas como "laico ou laica", e que estes são os verdadeiros "protagonistas da Igreja".

"Hoje temos necessidade de fomentar a presença feminina na Igreja e a presença laica na Igreja, sublinhando a presença das mulheres, que com frequência são deixadas de lado", salientou.

Segundo o chefe da Igreja católica, "há que fomentar a presença de mulheres nos lugares em que se tomam as decisões importantes" e a sua participação "nas instituições de responsabilidade da Igreja".

O Papa tinha já apelado noutras ocasiões a uma maior presença de mulheres na Igreja e, no passado mês de agosto, escolheu seis mulheres no âmbito da renovação que fez no Conselho da Economia, constituído em 2014 para supervisionar as estruturas e as atividades administrativas e financeiras da Santa Sé.

Francisco manifestou hoje também a sua solidariedade para com as vítimas dos incêndios nos Estados Unidos e na América Latina.

"Quero expressar a minha proximidade às populações afetadas pelos incêndios que devastam diversas regiões do mundo, assim como aos voluntários e bombeiros que arriscam as suas vidas para extinguir as chamas", afirmou.

"Penso na costa ocidental dos Estados Unidos, particularmente na Califórnia, e penso também nas regiões centrais da América do Sul, (...), no Paraguai (...) e na Argentina", acrescentou o Papa, que é argentino.

Papa denuncia "mão humana" nos incêndios e mostra proximidade às populações atingidas
Papa denuncia "mão humana" nos incêndios e mostra proximidade às populações atingidas

Segundo referiu Francisco, "diversos incêndios são causados pela seca persistente, mas muitos outros são provocados pelo homem".

"Que o Senhor apoie os que sofrem as consequências destas catástrofes e nos ajude a estar atentos à preservação da criação", concluiu o Papa, num regresso a um dos seus temas preferidos, a proteção do ambiente.

Numa mensagem divulgada no sábado à noite pela plataforma de conferências TED, o Papa afirmava já que "a terra deve ser trabalhada, cuidada, cultivada e protegida": "Não podemos continuar a espremê-la como a uma laranja", disse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • esteves aires
    12 out, 2020 Viseu 10:16
    Eu sou agnóstico a caminho do ateísmo, mas o Papa Francisco, tem feito um bom papel - respondendo e agindo nas melhores alturas, o que não tem acontecido com as organizações internacionais...

Destaques V+