Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Portugal bate recorde e regista 1.646 novos casos em 24 horas

10 out, 2020 - 14:18 • Redação

Último registo mais alto tinha sido obtido a 10 de abril, com 1.516 casos. Há ainda a lamentar cinco mortes.

A+ / A-

Veja também:


Portugal regista, este sábado, o dia com maior número de novos casos desde que começou a pandemia causada pelo novo coronavírus. Nas últimas 24 horas, o país registou 1.646 novos casos. O anterior "recorde" tinha sido registado a 10 de abril, altura em que Portugal teve 1.516 novos casos num só dia.

Há ainda a lamentar cinco mortes, uma na faixa etária dos 50 aos 59 anos, outra entre os 70 e os 79 anos e três com mais de 80 anos.

Também é o dia em que o país ultrapassa os 30 mil casos ativos: Portugal tem agora 30.704 casos ativos de covid-19. Para este número contribuem os 1.002 novos casos ativos registados nas últimas 24 horas, terceiro dia com número mais elevado de novos casos ativos.

A faixa etária 20-29 regista maior aumento de novos casos, com 316 novas infeções reportadas.

Este sábado, a Santa Casa da Misericórdia de Bragança registou este sábado mais duas mortes relacionadas com a covid-19 e 17 casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando para oito o número de óbitos e para 141 os casos positivos.


Portugal regista o terceiro dia consecutivo com mais de um milhar de casos. Na sexta-feira, a diretora-Geral da Saúde revelou que as confraternizações familiares têm sido responsáveis por 67% dos novos casos reportados nos últimos dias.

Na habitual conferência de imprensa para acompanhar a evolução da pandemia, Graça Freitas apelou, por isso, a uma diminuição deste tipo de festas. “Se nos é permitido um apelo, tentem confraternizar menos nesta fase em que o vírus está bastante ativo em Portugal e na Europa”, disse Graça Freitas.

O apelo da DGS surgiu no mesmo dia em que Marcelo Rebelo de Sousa considerou que se vive uma "situação grave" e admitiu que pode vir a ser necessário "repensar o Natal em família".

Já a ministra da Saúde, Marta Temido, disse esta sexta-feira que os indicadores de covid-19 no país inspiram “naturais preocupações” em relação à pressão no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e destacou o recorde obtido na quarta-feira no número de testes diários realizados.

Em entrevista à Renascença, Manuel Carmo Gomes, professor de Epidemiologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, defende que, perante a chegada de uma nova vaga da doença, é preciso “evitar contactos entre avós e netos" que não vivem na mesma casa e medidas municipais para travar o novo coronavírus.

Os números do dia com mais casos de Covid-19 em Portugal

  • Portugal regista mais cinco mortes e 1.646 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, indica o boletim epidemiológico divulgado este sábado da Direção-Geral da Saúde (DGS).
  • Desde a chegada da pandemia, no final do mês de fevereiro, foram diagnosticadas 85.574 infeções pelo novo coronavírus.
  • O número total de vítimas mortais aumenta para 2.067 até este sábado, avança a DGS.
  • Nos hospitais portugueses estão internadas 831 pessoas com Covid-19, são mais 20 em comparação com o balanço do dia anterior.
  • O número de internados nos cuidados intensivos é agora de 122, uma diminuição de três casos em 24 horas.
  • Portugal tem mais 1.002 casos ativos de Covid-19, num total de 30.704.
  • O boletim deste sábado regista uma descida dos contactos em vigilância. São menos 119 pessoas em comparação com o dia anterior, num total de 47.602.
  • Em relação aos recuperados, mais 639 pessoas estão agora livres da doença, num total global de 52.803 recuperados.
  • Numa análise por regiões, o Norte regista 920 novos casos e duas mortes, seguido de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) com mais 546 casos e duas mortes.
  • A região Centro regista um aumento de 155 casos, o Alentejo tem mais 8 casos, o Algarve 8, Açores dois e Madeira sete.

EVOLUÇÃO DA COVID-19 EM PORTUGAL

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+