Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

França regista recorde de contágios com quase 27.000 casos num dia

10 out, 2020 - 23:10 • Lusa

Nos últimos dois dias, morreram 54 pessoas em França de Covid-19

A+ / A-

A França fixou este sábado um novo recorde de contágios diários pelo novo coronavírus, responsável pela pandemia de covid-19, ao registar 26.896 casos nas últimas 24 horas, anunciou a Agência de Saúde Pública (ASP) local.

Essa fasquia superou as infeções dos últimos dois dias, perto dos 18.000 e dos 20.000, respetivamente, elevando o total de infetados desde o início da pandemia para 718.873.

No mesmo período, contabilizou mais 54 mortes, aumentando o somatório de vítimas mortais associadas à pandemia do novo coronavírus para 32.684.

No balanço diário, a ASP acrescentou que a taxa de positividade dos testes realizados também subiu seis décimas, de 10,4% para 11%, face às últimas 24 horas.

Nos últimos sete dias foram hospitalizados mais 4.999 infetados, dos quais 928 tiveram de ser encaminhados para as unidades de cuidados intensivos.

Dos 101 departamentos administrativos de França, 70 permanecem numa situação de vulnerabilidade elevada face à rápida circulação do novo coronavírus.

A ASP indicou que há 1.446 focos de contágio ativos no país, 282 deles em lares e residências de idosos, mais 99 em relação a sexta-feira.

O Governo de Paris colocou hoje em alerta máximo de segurança sanitária mais quatro cidades francesas - Lyon, Lille, Grenoble e Saint-Étienne -, onde passará a vigorar o encerramento total dos bares e um controlo reforçado nos restaurantes.

Esses quatro centros urbanos juntam-se às cidades de Paris, Marselha, Aix-en-Provence e Guadalupe (Antilhas) no quadro do alerta máximo, numa lista que poderá incluir Toulouse e Montpellier, tendo em conta o agravamento da situação em França.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e sessenta e nove mil mortos e perto de 37 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+