Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

DGS autoriza presença de um acompanhante durante o parto

09 out, 2020 - 16:40 • Redação

DGS atualiza orientações sobre gravidez e parto em tempo de pandemia de Covid-19. Hospitais devem "assegurar as condições para permitir a presença do acompanhante durante o parto", afirma Graça Freitas.

A+ / A-

Veja também:


A Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou esta sexta-feira as normas para acompanhamento do de grávidas durante o parto em tempo de pandemia de covid-19.

As unidades hospitalares devem "assegurar as condições necessárias para permitir a presença do acompanhante durante o parto", disse a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, em conferência de imprensa.

As orientações da DGS clarificam que o acompanhante não pode apresentar sintomas nem ter estado com um infetado com covid-19 nos últimos 14 dias.

A utilização de máscara é obrigatória, mas também tem que estar vestido com uma bata e ter proteção de calçado.

“Esta indicação de existir acompanhamento sempre foi a indicação das autoridades de saúde, mas hoje fizemos uma clarificação. Para que fique inequívoca a recomendação de que esteja um acompanhante durante o parto”, sublinhou a diretora-geral da Saúde.

Na conferência de imprensa de balanço da pandemia, Graça Freitas também fez um balanço da campanha de vacinação contra a gripe sazonal.

"Está a correr melhor do que o programado. A campanha da gripe está a correr bastante bem", declarou a diretora-geral da Saúde.


Segundo Graça Freitas, a vacinação nos lares de terceira idade – uma das prioridades das autoridades de saúde - também “está a correr a bom ritmo”.

“Os fornecedores da vacina conseguiram garantir as vacinas mais cedo e, por isso, estão a ser distribuídas antecipadamente, o que nos facilita a logística", sublinha a responsável.

Portugal regista mais 12 mortes e 1.394 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, indica o boletim epidemiológico divulgado esta sexta-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS). É o segundo dia com maior aumento de infeções, depois de ontem terem sido confirmados mais de 1.200 infeções pelo novo coronavírus.

MAPA DA COVID-19

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+