Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nagorno-Karabakh. Apelos de paz não cessam bombardeamentos

08 out, 2020 - 11:10 • Lusa

Stepanakert foi a cidade alvo da última noite. As bombas foram lançadas pelo Azerbaijão, que acusa a Arménia de atacar outras “zonas habitadas por civis”.

A+ / A-

A capital da autoproclamada República do Nagorno-Karabakh foi, durante a madrugada desta quinta-feira, novamente alvo dos bombardeamentos das forças do Azerbaijão, constataram os repórteres da France Presse na cidade.

Durante toda a noite, ouviram-se as sirenes de alerta em Stepanakert, enquanto os projéteis atingiam os alvos, tal como na noite anterior.

O balanço de baixas ainda não foi determinado.

O tipo de armas utilizadas pelas forças do Azerbaijão não é conhecido com exatidão, mas as autoridades locais afirmam que se tratam, sobretudo, de Smertch, foguetes de 300 mmm fabricados pela ex-União Soviética, herdeiros dos Katiouchas conhecidos como "órgãos de Estaline".

Segundo a France Presse, os foguetes que não explodiram são semelhantes aos Smertch. Por outro lado, aparelhos voadores não tripulados armados sobrevoam a cidade.

Do lado do Azerbaijão, as autoridades militares acusam as forças apoiadas pela Arménia de terem bombardeado "zonas habitadas por civis" nomeadamente nos distritos de Bardinsk, Agdjabedine, Goranboy, Terter e Aqdam.

"Há mortos e feridos", disse o ministro da Defesa do governo de Baku.


O ministro da Defesa do Nagorno-Karabakh, apoiado pela Arménia e que se encontra na frente de combate, disse nesta quinta-feira que os combates foram retomados no "Norte e no Sul" da região montanhosa.

Desde o retomar do conflito armado, em 27 de setembro, surgirão vários apelos ao cessar-fogo da parte da comunidade internacional e do Papa Francisco. Mas nenhum deles foi ouvido. A Arménia ainda se mostrou disponível para negociar as tréguas, mas o Azerbaijão reagiu com novas acusações.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+