Tempo
|
A+ / A-

Morreu Eddie Van Halen, inovador e virtuoso da guitarra

06 out, 2020 - 20:59 • Redação

O co-fundador do grupo Van Halen estava doente com cancro. Admirado por milhões de fãs em todo o mundo e pelos seus pares, é considerado o criador de várias técnicas de guitarra que abriram novos caminhos ao rock&roll.

A+ / A-

Morreu o guitarrista Eddie Van Halen, avançou site TMZ e confirmou a família. O músico norte-americano, que nasceu na Holanda, tinha 65 anos.

O co-fundador do grupo rock Van Halen estava doente com cancro. Faleceu esta terça-feira num hospital de Santa Monica, na Califórnia.

Eddie Van Halen morreu com a mulher Janie ao seu lado, acompanhado também pelo filho, Wolfgang, e pelo irmão Alex, que é baterista.

“O meu pai, Edward Lodewijk Van Halen perdeu a sua longa e difícil batalha contra o cancro esta manhã”, escreveu o filho nas redes sociais.

“Cada momento que partilhei com ele foi uma dádiva. O meu coração está destroçado e acho que nunca vou recuperar totalmente desta perda”, afirma Wolfgang Van Halen.


Eddie e o irmão Alex fundaram os Van Halen no início da década de 70 do século passado, em Los Angeles.

O grupo de hard rock tornou-se num fenómeno local e editou o primeiro álbum homónimo em 1978. Um sucesso.

O disco entrou para o 19.º lugar da tabela de vendas Billboard, tornando-se numa das melhores estreias da década.

Eddie Van Halen foi um inovador e virtuoso supersónico da guitarra elétrica, inspirando gerações de músicos e fãs de música por todo o mundo.

Admirado pelos seus pares, é considerado o criador de várias técnicas de guitarra que abriram novos caminhos ao rock&roll.

Van Halen inovou na forma como os harmónicos são utilizados, introduziu o "tapping", levou o tremolo da guitarra a uma nova dimensão e criou novos sons com o botão de volume da sua "seis cordas".


O músico foi considerado o melhor guitarrista de todos os tempos, por uma votação promovida pela revista "Guitar World", e ficou em 8.º numa lista da "Rolling Stone".

O músico construiu a sua própria guitarra, conhecida como "Frankenstrat", uma fusão entre a Fender Stratocaster e os modelos da Gibson, com captação de som através de "hambuckers" para dar um som mais quente e potente.

"Jump", "Runnin’ With The Devil", "Panama", "Hot For Teacher", "Poundcake", "Man On a Mission" e "Judgement Day" são alguns dos temas clássicos dos Van Halen, que ao longo da carreira editaram dezena e meia de discos.


A música corria no sangue da família. O pai de Eddie tocava piano, clarinete e saxofone e fez parte da banda da Força Aérea holandesa. A família emigrou para os Estados Unidos quando Eddie tinha oito anos de idade.

Instalados na Califórnia, Van Halen começou por tocar bateria e o irmão Alex guitarra, mas acabaram por trocar de instrumento e o resto é história.

Além do pai, outra das suas grandes influências de Eddie Van Halen foram os guitarristas Brian May, dos Queen, e Eric Clapton.

“Eu não percebo nada de escalas ou de teoria musical”, confessou o fenómeno da guitarra em entrevista à revista “Rolling Stone”, em 1980.

"Não quer ser o guitarrista mais rápida da cidade. Tudo o que sei é que a guitarra rock, como nos blues, deve ser melódica, rápida e ter bom-gosto. Mas, mais importante, deve ter emoção. Só quero que a minha maneira de tocar guitarra transmita sensações às pessoas: alegria, tristeza e até excitação", sublinhou Eddie Van Halen, o herói do rock que morreu esta terça-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+