Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Défice já teria ultrapassado meta do Governo sem ajustamento de impostos e contribuições

08 out, 2020 - 15:38 • Sandra Afonso

Conselho das Finanças Públicas aponta para um défice de 7,6% nos primeiros seis meses, tendo em conta a receita cobrada e a despesa realizada. Mas com as medidas excecionais entretanto adotadas, o défice no primeiro semestre baixa para 5,4% do PIB.

A+ / A-

Sem ajustamentos, o défice já teria ultrapassado em junho a meta do Governo para este ano. As contas são do Conselho das Finanças Públicas (CFP).

Os técnicos do gabinete liderado Nazaré Cabral apontam para um défice de 7,6% nos primeiros seis meses, tendo em conta a receita cobrada e a despesa realizada. Mas com as medidas excecionais entretanto adotadas, o défice no primeiro semestre baixa para 5,4% do Produto Interno Bruto (PIB).

Há cerca de 2 mil milhões de euros em falta nas contas do primeiro semestre, devido a medidas excecionais entretanto adotadas. Graças a estes ajustamentos temporais, receita adiada e despesa antecipada, o défice das administrações públicas, até junho, era de 5.240 milhões de euros. Ou seja, 5,4% do PIB.

Sem estes ajustamentos, o défice no final de junho já estava em 7,6%, claramente acima do objetivo de 7%, definido pelo Governo para 2020. Mesmo sem as receitas fiscais que viram a cobrança adiada, o défice fica em 6%.


As contas continuam a apresentar uma deterioração significativa, sublinha o Conselho das Finanças Públicas. Enquanto a despesa aumentou mais de 2 mil milhões, a receita desceu quase 2 mil milhões.

Este resultado já inclui as medidas para responder à pandemia e mais de mil milhões para a recapitalização do Novo Banco.

Só a despesa, nos primeiros seis meses do ano, representou 45,5% da riqueza produzida no país.

A dívida continua também a aumentar, subiu 6,6 pontos percentuais, para mais de 126% do PIB.

Ainda assim, está abaixo da última previsão das finanças, que aponta para 133,8%.

O gabinete liderado Nazaré Cabral alerta para o “elevado grau de incerteza acerca da persistência dos efeitos económicos da pandemia, que podem afetar o segundo semestre, com impacto relevante na estimativa anual avançada pelos diferentes previsores”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+