Tempo
|
Euranet
Visto de Bruxelas
Semanalmente, um olhar sobre a atualidade europeia. Quinta às 13h.
A+ / A-
Arquivo
Visto de Bruxelas (01/10/2020)

​VISTO DE BRUXELAS

​Portugal quer contas em dia

01 out, 2020 • Vasco Gandra


O Primeiro ministro reafirma a intenção de Portugal ser um dos primeiros países a entregar o programa da recuperação e resiliência à Comissão Europeia em Outubro.

António Costa manteve uma intensa maratona de contactos com vários membros do executivo comunitário na manhã desta quinta-feira para preparar e acertar detalhes do programa.

Face à crise que a Europa atravessa, o Primeiro ministro diz que é urgente ter o pacote de recuperação europeu aprovado, mas reconhece que há algumas dificuldades nesse processo de aprovação do pacote global no Parlamento Europeu.

Numa altura em que a Europa atravessa várias crises, também o Brexit volta à atualidade com um novo foco de tensão entre Bruxelas e Londres. A Comissão Europeia decidiu instaurar esta semana um procedimento de infração contra o Reino Unido por causa de uma proposta de lei controversa que anula parcialmente o Acordo de Saída do Reino Unido da UE. O Primeiro ministro admite que se não houver um acordo até ao fim do ano, o problema começa logo no primeiro dia para a presidência portuguesa do Conselho da UE, que decorre durante o primeiro semestre de 2021.

De resto, questionado sobre possíveis receios em Bruxelas de uma eventual crise política em Portugal, António Costa afasta esse cenário e garante que as negociações para o orçamento de Estado estão "a correr no bom sentido".

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.